Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac revitaliza Arquivo Central e realoca instalações do Nurca

Ufac revitaliza Arquivo Central e realoca instalações do Nurca

por Ascom-01 publicado 01/02/2016 15h30, última modificação 05/02/2016 10h19

Arquivo Central e Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) estão reformados e abertos à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre (Ufac). O espaço, localizado bem em frente ao lago, foi entregue na manhã desta segunda-feira, 1, pelo reitor Minoru Kinpara e pela vice-reitora Guida Aquino.

“Essa é uma nova etapa de oferta do serviço que abrange não apenas a adequação da infraestrutura física, mas principalmente o respeito aos nossos servidores e melhor atendimento do nosso público”, destacou Kinpara.

Após a reforma, o ambiente recebeu novos equipamentos, mobiliário e climatização. O prédio está estruturado em dois pavimentos, com salas de apoio administrativo, sala para guarda de documentos, laboratório de restauração de documentos, hall de entrada e banheiros.

“Somos responsáveis por acompanhar o estudante desde sua entrada até a saída da instituição. Agora teremos um espaço adequado para esse atendimento, que aumenta principalmente no período de matrícula institucional. Estamos muito felizes com esse novo momento”, disse a diretora do Nurca, Eliana Campêlo. “O Arquivo é um setor muito importante. É ele que protege toda a nossa trajetória e agora, sim, temos o espaço adequado para desempenhar nosso trabalho”, afirmou Maria Francisca Barroso, diretora do Arquivo Central.

A cerimônia de entrega do novo espaço contou com uma homenagem aos servidores Maria Aucidéa Cunha, Maria do Socorro Maia, Elisabete Carvalho e Omar Sabino Júnior, ex-diretores do Nurca.

Serviços

O Arquivo Central desenvolve e coordena a política e a gestão arquivística na universidade, visando à agilização na informação, eficiência administrativa e preservação da memória institucional. O acervo é constituído por documentos textuais, cartográficos e audiovisuais de caráter informativo, probatório, jurídico, acadêmico, tecnológico, científico, artístico, cultural e histórico. Atualmente, 1818 metros lineares de documentos compõem o acervo do setor.

Vinculado à Reitoria, o Nurca acompanha o discente desde sua entrada na universidade, efetivando a matrícula institucional, até sua saída, com a emissão do histórico e do diploma de conclusão do curso. O setor é composto pela Coordenadoria de Admissão e Matrícula, Coordenadoria de Registro e Controle, Coordenadoria de Programação Acadêmica e Coordenadoria de Diplomas e Certificados. A média de atendimentos por dia varia entre 20 pessoas (dias comuns) e 500 pessoas (período de matrícula).

Postado em: 1/2/2016