Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia 1º Encontro Internacional de Cultura

Ufac sedia 1º Encontro Internacional de Cultura

por Ascom-01 publicado 30/10/2014 09h55, última modificação 30/10/2014 16h10
Evento discute circuitos culturais universitários na Amazônia

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu durante a noite de ontem, 29, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a abertura do 1º Encontro Internacional de Cultura da Amazônia e o 2º Encontro de Cultura das Universidades da Região Norte. O evento tem como objetivo integrar as universidades públicas da Amazônia e discutir temas inerentes à política de financiamento de produções culturais nas universidades brasileiras. A programação continua até o próximo sábado.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, da vice-reitora, Guida Aquino, e do pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid. Representantes de instituições federais de ensino de quatro Estados vizinhos e da Bolívia e Peru também se fizeram presentes: George França (UFT), Fernando Neves (UFPA), Mariana Marques (UNIR), Parmênio Citó (UFRR), Julio Garcia (Universidade Nacional Amazônica de Madre de Dios) e Marcelo Alencar (Universidade Amazônica de Pando).

Minoru saudou o público presente formado essencialmente por estudantes da instituição e visitantes dos estados e países convidados. Ele parabenizou a atuação do Coral e do Trio de Cordas da Ufac e demais envolvidos na apresentação do espetáculo “Vida água, Acre: o caminho e o mistério”. A produção do professor Marcelo Brum marcou o primeiro dia de programação cultural do encontro.  Ele também falou da experiência de sediar, em julho, o maior evento científico do país a SBPC. “Após a SBPC, não tenho dúvidas que estamos credenciados para receber qualquer outro evento desse país. A ciência e a tecnologia são importantes em qualquer lugar do mundo, mas talvez ainda mais importante, para integrar todas as regiões, seja a cultura”, destacou o reitor durante pronunciamento oficial.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFT, George França, o encontro servirá para fortalecer a cultura na região norte “As discussões daqui serão importantes para integrar as universidades da região na discussão de novas possibilidades de fomento, captação e desenvolvimento de ações culturais”. Os representantes das instituições dos países vizinhos falaram da satisfação de participar do 1º Encontro Internacional de Cultura da Amazônia. “Esse é o retrato do mundo globalizado. Os povos devem estar unidos pelas suas culturas”, frisou Julio Garcia. “Quem caminha só vai mais rápido, mas quem caminha junto vai mais longe”, refletiu Marcelo Alencar.

Programação

No primeiro dia de evento, os participantes 1º Encontro Internacional de Cultura da Amazônia e 2º Encontro de Cultura das Universidades da Região Norte assistiram à palestra “Cultura na Universidades” proferida pelo professor Fernando de Freitas, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Hoje, 30, a programação tem início às 8h30 com apresentação cultural do Trio de Cordas da Ufac e em seguida mesa redonda com debate sobre captação para atividades culturais. Para conferir a programação completa acesse

Confira a programação.

Postado em: 30/10/2014