Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia 2º Simpósio Internacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia
conteúdo

Ufac sedia 2º Simpósio Internacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia

por Ascom02 publicado 10/12/2014 16h50, última modificação 10/12/2014 16h40
Programação envolve palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos

De 10 a 12 de dezembro, a Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza o 2º Simpósio Internacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia (SIDRAM) e o 5º Simpósio de Desenvolvimento Regional do Acre (SIMDR-AC), com o tema "Governança Fundiária, Integração Regional e Pobreza na Amazônia".  O evento é organizado pelo Mestrado de Desenvolvimento Regional da instituição.

Na programação, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres sobre as temáticas do evento devem suscitar a reflexão sobre o desenvolvimento regional da Amazônia. A ideia é poder discutir a governança fundiária como um instrumento de fomento a políticas públicas de alcance nacional que possam subsidiar a distribuição de terras, impactando de forma direta o nível de pobreza. O evento objetiva, ainda, a integração regional como um mecanismo de interligação entre os países que compõem a região amazônica de modo que seus efeitos minimizem as disparidades socioeconômicas entre a população nativa.

No tocante à governança fundiária serão abordadas as seguintes temáticas: reconhecimento de direitos fundiários institucionais; regulamento de uso de direitos à floresta, assim como às terras comuns e rurais; gestão das terras públicas; transferência de grandes extensões de terra aos investidores; fornecimento público de informações sobre terras: registro e cadastro; taxação da terra e tributação; resolução de conflitos; e arranjos e políticas institucionais.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível aqui e enviar para o e-mail simposiomdr2014@gmail.com.

O prazo para envio de propostas de apresentação de trabalhos foi prorrogado para o dia 2 de dezembro de 2014.

Acesse aqui as instruções gerais para submissão de trabalhos e modelo de resumo expandido aqui.

Confira aqui as normas para submissão de trabalho.

Clique aqui e veja o folder completo.

Veja aqui Participantes das Mesas Redondas do Simpósio.

Veja aqui o Cronograma do Evento.

DATAS IMPORTANTES:

Início do envio do “RESUMO EXPANDIDO”: 12 de novembro de 2014
Final do prazo para envio do “RESUMO EXPANDIDO”: 02 de dezembro de 2014
Recebimento do aceite pela Comissão Científica: 05 de dezembro de 2014
Prazo para envio do “RESUMO EXPANDIDO” corrigido : 08 de dezembro de 2014

Postado em: 12/11/2014