Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia a 4ª Conferência de Cultura de Rio Branco

Ufac sedia a 4ª Conferência de Cultura de Rio Branco

por Ascom02 publicado 09/08/2013 13h36, última modificação 09/08/2013 13h36

Os trabalhos da 4ª Conferência de Cultura de Rio Branco, iniciados na noite dessa quinta-feira, 8, continuam até sábado, 10, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, campus da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento, realizado por iniciativa conjunta da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e da Ufac, reúne uma série de atores sociais e gestores públicos envolvidos com a referida temática.

No que diz respeito aos objetivos da conferência, quatro surgem como de primordial importância: a aprovação dos projetos de reformulação das leis de Incentivo (1.324/99) e do Sistema Municipal de Cultura (1676/07); a discussão dos eixos da 3ª Conferência Estadual de Cultura; a discussão dos eixos da 3ª Conferência Nacional de Cultura; e eleição dos delegados municipais para a 3ª Conferência Estadual de Cultura.

Sobre a participação da Ufac nesta quarta edição da Conferência de Cultura de Rio Branco, o professor Flávio Lofêgo, coordenador de Arte e Cultura da referida instituição, entende ser esta uma oportunidade singular para o posicionamento da universidade acriana perante os agentes públicos e privados da cultura do Estado.

“Uma das ideias dos atuais gestores da Ufac é trazer cultura para dentro da instituição, fazer com que a comunidade universitária possa vivenciar práticas culturais. E da mesma forma, num movimento em sentido contrário, levar para fora dos muros da universidade o que se faz aqui dentro. Nesse sentido, nada melhor do que realizar um evento deste porte no campus”, explicou Lofêgo.

8/8/2013

18h – Credenciamento

19h – Hino Acreano

19h15 – Abertura oficial

19h45 – Representante Minc-AC – Neila Moraes (informe sobre Edital Amazônia Cultura)

19h55 – Processo de referendo do Regimento Interno da 4ª Conferência

20h15 – Palestra de abertura – Fred Maia (jornalista, educador, assessor dos ministros da formulação e administração das políticas públicas da Cultura Nacional)

21h – Encerramento – apresentação cultural – Quadrilha Junina Malucos na Roça

9/8/2013

8h – Apresentação cultural – Curta: “Teatro Barracão: Resistência Cultural”. Direção de Silene Farias

8h10 – Composição da Mesa

8h20 – Informes sobre o Sistema Municipal de Cultura

9h às 12h – Referendar a proposta do Projeto de Reformulação da Lei de Incentivo

12h às 14h – Almoço

14h às 17h30 – Referendar a proposta do Projeto de Reformulação da Lei do Sistema Municipal de Cultura

18h – Apresentação cultural – Peça teatral “As Mulheres”, de Moliére. Direção de Lenine Alencar

10.08.2013

8h – Apresentação cultural – Hip Hop

8h30 – Mesa de discussão – Abordagem Geral: Sistema Nacional de Cultura

9h – Mesa de discussão – Abordagem Geral: Texto base sobre eixos

9h30 – Grupos de Trabalho

Eixo 1 – Implementação do Sistema Nacional de Cultura

Eixo 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural

Eixo 3 – Cidadania e Direitos Culturais

Eixo 4 – Cultura e Desenvolvimento

12h30 às 14h – Apresentação cultural: “Caixão Panelão”. Direção de Dinho Gonçalves

14h – Plenária de discussão

16h – Eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura

17h – “Rodão Cultural”: intervenção cultural para todos expressarem a sua arte

18h – Encerramento da 4ª Conferência Municipal de Cultura – Divulgação do resultado da eleição dos delegados.