Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia etapa local da Conferência Nacional de Política Indigenista

Ufac sedia etapa local da Conferência Nacional de Política Indigenista

por glauco publicado 23/06/2015 14h50, última modificação 23/06/2015 15h18

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu hoje pela manhã, 23, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a abertura da etapa local do Alto Purus da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista (CNPI). A conferência visa discutir a política indigenista no país e para isso conta com a participação de lideranças indígenas de várias regiões do Acre. O evento prossegue até quinta-feira, 25.

Com o tema “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988”, a CNPI acontece no período de 17 a 20 de novembro em Brasília. No Acre, a conferência ocorre em duas etapas locais (Purus e Juruá) e uma etapa regional, de 28 a 30 de agosto. “Teremos representantes de todas as terras indígenas do Acre, sul do Amazonas e noroeste de Rondônia, reunidos no Acre”, disse a presidente da comissão da 1ª CNPI, Maria Evaniza do Nascimento dos Santos, da etnia Puyanawa.

Para o professor da Ufac, Jacó Picolli, os trabalhos da conferência irão resultar, provavelmente, em uma proposta de um novo estatuto do índio, que segundo Picolli é o que o Brasil necessita com urgência. “O estatuto do índio atual é da época dos militares e ainda está em vigor pela falta de um estatuto moderno de acordo com o estado democrático”, explicou.

Segundo a estudante, Adriana Apurinã, da região de Boca do Acre, a reunião é muito importante para o fortalecimento dos povos indígenas. “O povo indígena está um pouco fragilizado e esta conferência é importante para gente se fortalecer, o principal objetivo é a união”, pontuou Apurinã.

Participam desta etapa local da CNPI, os Manchineri do Alto Rio Iaco; os Jaminawa do Alto Iaco;  representantes do Alto Rio Acre e da região de Sena Madureira; os Apurinãs do Médio Purus; os Nukuinis do Alto Rio Purus e os Kaxararis da região de Extrema e Nova Califórnia.

Postado em: 23/6/2015.