Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sediará 35º Encontro Nacional dos Estudantes de História

Ufac sediará 35º Encontro Nacional dos Estudantes de História

por Ascom02 publicado 21/07/2016 07h54, última modificação 21/07/2016 07h54

Pela primeira vez, a capital acriana sediará o mais importante evento no âmbito do movimento estudantil de história no Brasil: o Encontro Nacional de Estudantes de História (Eneh).  Em sua 35ª edição, o encontro discutirá o tema “A Crise e o Avanço Conservador na América Latina: Os cortes da Educação, Resistência das Mulheres e a Luta por Terra”. O evento será realizado, na Universidade Federal do Acre (Ufac), entre os dias 23 e 30 de julho.A solenidade de abertura será na segunda-feira, 25, às 10 horas, no teatro universitário.

Composto por ambientes acadêmicos, políticos e culturais, o encontro trará na programação espaços para discussões, apresentação de trabalhos e formação política. A programação contará com conferências, mesas redondas, simpósios, plenárias e minicursos.

O evento é destinado a estudantes, militantes de movimentos sociais, profissionais e apreciadores da História.  A expectativa dos organizadores é de que cerca de 500 estudantes do Brasil e de outros países da América Latina participem do encontro. Caravanas de universidades do Rio de Janeiro, Pará e Goiás já estão a caminho de Rio Branco.

“Há um estigma que envolve a nossa região. Sediar um encontro como esse, um dos mais antigos do país, é importante para colocar o Acre no centro das discussões. Durante esta semana, teremos aqui historiadores de todo o país que levarão na bagagem de volta a certeza de que o Acre existe e poderão repassar a nossa história para outras pessoas em suas regiões”, diz o coordenador geral do encontro, Wesley Diógenes. "Em trinta e cinco anos, esta será a terceira vez que o evento será realizado na região norte. As outras duas vezes foram em Belém. Temos uma responsabilidade enorme", continua.

Uma extensa programação cultural está prevista para as sete noites de encontro. Na abertura, a festa “O Acre existe” contará com discotecagem da Dj Cau Bartholo, pré-lançamento da banda Versos e Ventania e shows das bandas Zoohumanos, Astronauta Imaginário e Caligulove. Na noite de encerramento, a banda local Os Descordantes faz o pré-show para a atração mais aguardada, o cantor e compositor Otto e banda completa.

“Teremos programação cultural todas as noites do evento. Sempre a partir das 21 horas. As agendas concentram-se no estacionamento do curso de história, na Ufac, gratuitamente, com exceção do show de encerramento com o Otto que será na Firb/Faoo e tem ingressos à venda”, informa Wesley.

O 35º Eneh é promovido pela Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh) com apoio da Ufac. Mais informações sobre o evento e venda de ingressos 99233-1044/99978-3765.

Publicado em: 21/7/2016