Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac terá economia de 70% em ligações telefônicas com implantação do VoIP

Ufac terá economia de 70% em ligações telefônicas com implantação do VoIP

por Ascom02 publicado 05/02/2013 09h05, última modificação 05/02/2013 09h05

A Universidade Federal do Acre (Ufac) iniciou ontem, 4, com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o processo para implantação da tecnologia Voice Over IP (VoIP), que consiste em chamadas telefônicas com o suporte da internet. Inicialmente, os aparelhos serão implantados na reitoria e em todas as pró-reitorias. A meta é inserir a tecnologia nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Do ponto de vista das ferramentas usadas, o processo funciona pela conexão entre dois servidores instalados nas duas cidades.

O VoIP, além de facilitar a comunicação entre as unidades separadas por um grande espaço geográfico — Rio Branco e Cruzeiro do Sul — ainda tem o poder de diminuir os custos com os serviços telefônicos. A tecnologia já vem sendo usada em outras universidades do país, sendo que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem sido apontada como o caso de maior sucesso. Lá, os usuários, principalmente os alunos, já têm a possibilidade de fazer ligações tanto entre as unidades da instituição quanto para outras cidades do país.

Com a implantação do VoIP, as contas telefônicas dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão uma economia de até 70%. Um dinheiro que poderá ser canalizado para outros investimentos que beneficiem a comunidade universitária em geral.