Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac vai apoiar produção de série para TV

Ufac vai apoiar produção de série para TV

por Ascom-01 publicado 29/03/2016 09h48, última modificação 29/03/2016 09h48
Ação vai promover diálogo entre os cursos de Libras, Jornalismo e Artes Cênicas; inscrições para atuação ainda estão abertas

Mauani: o Silêncio de Maria” é um filme de ficção que vai atualizar a violência de uma história de mais de 350 anos de escravidão negra, indígena e de trabalhadores nos seringais do Acre. Na história, Maria foi sequestrada em sua aldeia de origem quando criança, na década de 1930. Agora, em 2016, ela compartilha com sua neta, Maria Clara, uma jovem deficiente auditiva, um diário no qual escreveu as memórias de suas vivências no interior.

A parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) vai possibilitar atividades de formação em audiovisual e laboratório de produção com diretores que atuarão na série, envolvendo alunos dos cursos de Libras, Jornalismo e Artes Cênicas. Conforme o roteiro da obra, as personagens principais, Maria e Maria Clara (avó e neta), vão se comunicar por meio da língua brasileira de sinais (libras). A tradução do texto e o preparo das atrizes serão feitos por professores e intérpretes do curso de Libras, além de ter o acompanhamento de alunos, surdos ou não, durante as gravações.

Para o coordenador do curso de Libras, Alexandre Melo de Sousa, a participação da universidade numa obra que destaca uma personagem surda demonstra comprometimento com as diferentes áreas do saber e com a promoção da cultura. “Será uma oportunidade de conhecimento do universo e da cultura surda. Professores do curso de Libras, bem como os intérpretes e alunos envolvidos, estão muito motivados a contribuir com esse trabalho que, sem dúvidas, abrirá mais campos de observação e atuação profissional”, diz o professor.

Alunos dos cursos de Jornalismo e Artes Cênicas também serão convidados a acompanhar e participar das etapas de produção, que incluem direção de fotografia, maquiagem, preparação de elenco, entre outros. “Será uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem o processo de construção da linguagem de vídeo”, comenta o professor do curso de Artes Cênicas, Flávio Lofêgo.

Para o encerramento do projeto, previsto para julho deste ano, será realizado um pré-lançamento de um episódio da série, bem como uma mesa de debate sobre cultura surda, jornalismo e artes. “A interação entre essas áreas vai contribuir para o reconhecimento do papel dos profissionais de jornalismo e artes cênicas, na construção de sociedade menos excludente e com reconhecimento das necessidades específicas de um segmento social”, afirma a professora do curso de Jornalismo, Giselle Lucena.

Financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a série será distribuída pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para televisões comunitárias, educativas, canais de televisão de sinal aberto. Quando finalizada, a obra passará por um processo de tradução em libras, áudio-descrição e legendagem.

Chamada para atuação

Até esta quarta-feira, 30, a produção recebe currículos para os interessados em atuar na série. “As características dos personagens que procuramos são muito específicas: negros, indígenas, idosos. Por isso, abrimos a chamada para atores profissionais e não profissionais”, diz o diretor do filme, Silvio Margarido.

São16 personagens envolvidas diretamente no enredo, além de 30 figurantes. “Os figurantes serão pessoas com perfis mais gerais, que podem ter diálogos curtos ou apenas ajudar na composição de cenários”, explica Margarido. Para conhecer os perfis dos personagens e saber mais sobre o trabalho, visite a fanpage no Facebook (Mauani – O Silêncio de Maria) ou envie e-mail para o endereço mauaniosilenciodemaria@gmail.com.

Silvio Margarido é acreano e trabalha há quase 30 anos com audiovisual, desenvolvendo pesquisas com temas principalmente regionais. Um dos seus trabalhos é “O Mergulho” (2008-2009), documentário produzido para a série DOCTV 4, que mostra a diversidade de relações que a população de Rio Branco tem com o rio Acre.

Postado em: 29/3/2016