Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac homenageia personalidades históricas da instituição

Ufac homenageia personalidades históricas da instituição

por Ascom-01 publicado 08/07/2014 11h45, última modificação 09/07/2014 08h19

A Universidade Federal do Acre (Ufac) relembrou seus 50 anos de história e 40 anos de federalização nesta terça-feira, 8, em solenidade realizada no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus universitário de Rio Branco. Na oportunidade, foram distribuídas placas comemorativas a 22 personalidades da história da instituição, além de lançados um selo e um carimbo comemorativos criados pelos Correios, alusivos às respectivas datas.

No dizer de Guida Aquino, vice-reitora da Ufac, não haveria momento mais oportuno para prestar as homenagens, dado tanto a data emblemática de 50 anos de história quanto ao grande evento que a instituição vai sediar nos próximos dias. “Estamos felizes por homenagearmos pessoas tão ilustres, a poucos dias de recebermos cientistas do mundo inteiro para a reunião anual da SBPC”, afirmou ela.

Para o reitor Minoru Kinpara, a Ufac precisa criar essa prática de reconhecer o trabalho dos que antecederam os atuais funcionários, professores e dirigentes. “A universidade deu a minha formação acadêmica, me possibilitou fazer o mestrado e o doutorado, mas o melhor de tudo foi o convívio com as pessoas, tanto nas salas de aula quanto nos corredores. E a todos eu externo a minha profunda gratidão”, disse.

Quanto à criação do carimbo e do selo, de acordo com o diretor-geral dos Correios, Antônio Carlos Pessoa, trata-se de instrumentos de divulgação do nome da Ufac para além das fronteiras do Estado. “O selo e o carimbo comemorativos servirão para eternizar o quadragésimo aniversário de federalização e quinquagésimo da história da instituição. Eles circularão por onde circularem as correspondências daqui emanadas”, afirmou Pessoa.

Postado em: 8/7/2014