Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > UFPA perde Benedito Nunes

UFPA perde Benedito Nunes

por italo publicado 28/02/2011 11h55, última modificação 28/02/2011 11h58

Benedito Nunes 1

A Universidade Federal do Pará está de luto. Faleceu neste domingo, 27 de fevereiro, o professor emérito da Instituição, filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor Benedito Nunes.

Benedito estava internado no Hospital da Beneficente Portuguesa, em Belém, há dez dias, por conta de complicações em consequência de uma úlcera. Na madrugada deste domingo, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital, com hemorragia no estômago. No final da manhã, sofreu uma parada cardíaca. Deixa viúva a professora aposentada da Escola de Teatro da UFPA, Maria Sylvia Nunes, com quem era casado há 59 anos.

O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, lamentou a perda dizendo que “Benedito Nunes é um exemplo de talento acadêmico, nosso maior talento. Foi um homem muito generoso e tinha a simplicidade como marca pessoal. Ele se dizia um eterno aprendiz. Eu digo que, para nós todos, ele será sempre um eterno mestre.”

O diretor geral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, professor doutor João Marcio Palheta da Silva, também lastimou a perda. "O instituto de Filosofia  se une aos sentimentos de pesar da sociedade paraense  pelo  falecimento  do professor e filósofo  Benedito Nunes,  fundador do Curso de Filosofia desta Universidade. Em nome da comunidade acadêmica e administrativa, transmitimos nossos pêsames a seus familiares, e agradecemos a sua  imensurável contribuição ao desenvolvimento acadêmico e científico  desta instituição", disse em nota.

Benedito Nunes 2

Referência - Benedito Nunes é uma das maiores referências intelectuais do Brasil, com extensa produção nas áreas da crítica literária, arte e filosofia. Era, atualmente, presidente do Conselho da Editora da UFPA (EDUFPA). Em 2009, com o objetivo de homenagear o pensador, por ocasião de seus 80 anos, a Universidade criou o Prêmio Professor Benedito Nunes. A premiação contempla as melhores teses de doutorado nas áreas em que Benedito Nunes atuava. Em novembro do ano passado, Benedito Nunes entregou o prêmio ao primeiro vencedor, o professor José Alves de Souza Júnior, da Faculdade de História.

Prêmio Machado de Assis - Em 2010, Benedito Nunes ganhou o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. A premiação da Academia Brasileira de Letras (ABL) é concedida anualmente desde 1941. Segundo a Academia, Benedito está na linha de grandes pensadores existenciais, como o alemão Martin Heidegger e o francês Jean-Paul Sartre, e pode ser classificado como “um estudioso capaz de construir pontes entre a interpretação do texto literário e a sondagem filosófica, no caso fenomenológico.”

Benedito Nunes 3

História – Benedito José Viana da Costa Nunes nasceu em Belém,no dia 21 de novembro de 1929, filho de Maria de Belém e Benedito Nunes. O garoto aprendeu a ler aos quatro anos de idade, e passou os 81 anos de vida cercado por livros. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia da UFPA, fez pesquisas e estudos na Sorbonne, em Paris. Começou a lecionar nos anos 50. Na UFPA, aposentou-se, mas nunca deixou de ensinar. Continuou na missão de ser mestre, participando de debates, conferências e por meio dos livros que publicou. Aliás, escrevia desde menino. Não por acaso, afirmou “cada qual tem o paraíso perdido que merece, o meu é livresco.”

Texto – Julize Garcia – Assessoria de Comunicação da UFPA