Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Últimos exemplares de ‘Os Milton’ estão à venda na Edufac

Últimos exemplares de ‘Os Milton’ estão à venda na Edufac

por Ascom02 publicado 11/02/2014 16h21, última modificação 11/02/2014 16h21

Originalmente escrito como tese de doutorado em Antropologia, o livro “Os Milton: Cem Anos de História nos Seringais”, da professora Mariana Ciavatta Pantoja, está prestes a ter esgotada sua segunda edição. A informação é do diretor da Editora da Ufac (Edufac), Gilson Mesquita, para quem a obra reveste-se de importância ímpar para a compreensão das especificidades regionais.

A vida dos “Milton”, família de seringueiros da floresta acriana, no dizer do jornalista Toinho Alves, responsável pelo texto de orelha da segunda edição do livro em destaque, traduz uma espécie de síntese de um Brasil profundo e desconhecido. “Uma gente abençoada, com força espiritual para superar a origem dramática do tempo da abertura dos seringais”, explicou Alves.

Dividido em oito capítulos, o livro da professora Mariana aborda, mais especificamente, entre outros, os seguintes subtemas: a borracha; reconhecimento dos altos rios; a crise da borracha e a vida nos seringais; notícias de correrias; caboclos e cariús: mapa de encontros e confrontos; patrões, seringueiros e o ciclo doméstico, história de seringais, seringueiros e seringueiras; e sociabilidade na floresta.

“Os Milton: Cem Anos de História nos Seringais” custa R$ 40 e pode ser adquirido na sede da Edufac, no campus universitário de Rio Branco, ao lado da Biblioteca Central.

Sobre a autora

Mariana Ciavatta Pantoja nasceu em Ribeirão Preto e cresceu no Rio de Janeiro. Em 1985, formou-se em Ciências Sociais no IFCS/UFRJ. Na mesma instituição, em 1992, obteve o título de mestre com um trabalho sobre identidade social entre trabalhadores rurais sem-terra. Entre 1993 e 1994, morou no Acre e atuou na implantação da Reserva Extrativista do Alto Juruá. Tornou-se doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 2001. Desde 2005 é professora da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde criou o Núcleo de Pesquisas em Antropologia e Florestas.

Postado em: 11/2/2014