Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Unati realiza aula inaugural de curso para idosos

Unati realiza aula inaugural de curso para idosos

por Ascom02 publicado 06/02/2015 15h47, última modificação 06/02/2015 15h47

Criada em 1989, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), presente em mais de 50 universidades do país, realizará mais uma capacitação em Rio Branco. Dessa vez, ofertará o curso de formação inicial e continuada, capacitando a terceira idade na utilização de ferramentas tecnológicas para a democratização do conhecimento.

O curso será ministrado em dois municípios. Nas dependências do Colégio de Aplicação (CAP), em Rio Branco, e no núcleo da Ufac em Xapuri. Cada turma será composta por 40 idosos que têm entre 57 e 84 anos.

Para a coordenadora geral da Unati em Rio Branco, Margarete Prado Lopes, diversas atividades estão sendo planejadas, dentre elas, fotografia, cinema, introdução à informática, vídeo documental, entre outros. “A ideia é ver os idosos integrados com as novas tecnologias”, disse Margarete.

Pela primeira vez participando do grupo, Odete Pereira, 63 anos, afirmou estar motivada para aprender coisas novas. “Estou de mente aberta para aprender”, comentou. “Principalmente sobre o funcionamento de aparelhos eletrônicos.”

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Enock Pessoa, a Ufac está totalmente envolvida com o projeto e com outros que virão. “É uma ótima oportunidade de se tornar ‘expert’ para lidar com aparelhos celulares, notebook e similares”, disse.

Voltada à inclusão digital, a Unati tem como objetivo contribuir com a socialização dos idosos, levando conhecimento digital àqueles que não tiveram acesso às novas tecnologias, por meio de oficinas na área de informática e mídias digitais.

A capacitação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID-MC). A capacitação tem duração de 11 meses, com carga horária total de 260 horas. Os encontros ocorrerão uma vez por semana, das 8 às 12h.

Postado em: 6/2/2015

(Ascom-Ufac)