Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Universidades colombianas apresentam cursos de espanhol em Brasília
conteúdo

Universidades colombianas apresentam cursos de espanhol em Brasília

por Ascom02 publicado 28/11/2013 15h50, última modificação 28/11/2013 15h50

No momento em que o Ministério da Educação investe no ensino de espanhol, com técnicas de ensino da língua e com o lançamento do “Espanhol Sem Fronteiras”, o governo da Colômbia apresenta, em Brasília, no próximo dia 2 de dezembro, o Programa de Aprendizado de Espanhol para Estrangeiros (ELE Brasil).

Representantes de 21 instituições de ensino superior colombianas e dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores dos dois países irão mostrar ao público brasileiro, em palestras e em uma grande feira, um panorama do ensino de espanhol no Brasil e no mundo e de que maneira a Colômbia pode contribuir com o Brasil no processo de formação e intensificação da língua espanhola entre docentes e estudantes brasileiros.

O ELE Brasil é coordenado pelo Instituto Caro y Cuervo, um centro de estudos ligado ao Ministério da Cultura e dedicado à pesquisa científica de Linguística, Filologia, Literatura, Humanidade e História Cultural, além do ensino de pós-graduação para professores e especialistas. No Brasil, o programa tem o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, que reúne 50 instituições federais, estaduais, confessionais e comunitárias.

A abertura do evento ocorrerá às 11h e contará com a participação do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques, com palestras do diretor de assuntos culturais do Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, Luís Armando Soto Boutin, e da chefe de divisão de temas educativos do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Almerinda Freitas Carvalho, além da presidente do Grupo Coimbra, Maria Lucia Cavalli Neder, também reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O diretor do Instituto Caro y Cuervo, José Luis Acosta, apresentará as ofertas existentes no programa ELE Brasil e a professora e pesquisadora em políticas de línguas e línguas de fronteira, Eliana Rosa Sturza, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), irá contextualizar o ensino do idioma espanhol no Brasil e apontar suas reais necessidades.

A representante do Ministério da Educação na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Rossana Valéria Silva, que também é secretária executiva do Grupo Coimbra, falará sobre a demanda do espanhol no Brasil.

A partir das 15h30, após as palestras, as 21 universidades colombianas públicas e privadas promoverão uma feira para apresentar seus cursos de espanhol, com diversas ênfases, modalidades e finalidades. As palestras e a feira são gratuitas e não é preciso fazer inscrição.

Serviço

Feira de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE Brasil 2013)

Data: 2 de dezembro (segunda-feira)

Hora: 11h às 18h

Local: Auditório da Finatec, UnB

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Ed. Finatec — Asa Norte, Brasília-DF

(CGC Educação — Assessoria de Comunicação em Educação)

Postado em: 28/11/2013