Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Uso de mídias digitais no ensino da Matemática é tema de palestra na Ufac

Uso de mídias digitais no ensino da Matemática é tema de palestra na Ufac

por Ascom02 publicado 26/02/2016 17h13, última modificação 26/02/2016 17h13
Professor da Unesp defende uso constante das novas tecnologias na sala de aula; evento integrou Semana de Matemática

A 5ª Semana de Matemática da Universidade Federal do Acre (Ufac) chegou ao fim nesta sexta-feira, 26, com uma palestra do professor do programa de pós-graduação em Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marcelo Borba. Para um auditório lotado, o pesquisador falou sobre o uso de softwares, vídeos e celulares na formação do professor.

“O primeiro erro que o professor pode cometer é querer concorrer com a mídia digital. Esse é um esforço injusto. É preciso se aliar aos recursos que as novas tecnologias oferecem”, disparou o pesquisador, que defende a utilização das tecnologias no dia a dia da sala de aula. Atualmente, Borba coordena o grupo de pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática e desenvolve pesquisas em educação matemática nas áreas de educação a distância on-line, modelagem, tecnologias digitais, metodologia de pesquisa qualitativa e performance matemática digital. Segundo ele, o conhecimento se estabelece a partir da interação entre o ser humano e as tecnologias.

Seguindo essa lógica, o professor é contrário, por exemplo, a leis que proíbem o uso de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nos estabelecimentos de ensino, como acontece em diversos estados brasileiros, incluindo o Acre. Para ele, é um equívoco fazer da tecnologia uma inimiga. “Via de regra, o aluno nasce, hoje, acompanhado de um celular. É, portanto, muito mais fácil, e lógico, criar alternativas para utilização desse equipamento na sala de aula que tentar simplesmente ignorá-lo”, disse o pesquisador.

“Várias pesquisas indicam que jogos eletrônicos, aplicativos e programas de computadores podem ajudar e facilitar questões relacionadas ao ensino da Matemática. Visualizar conceitos matemáticos pode ser uma ativa porta de entrada para aqueles alunos que não têm tanta facilidade no trato com os números. E isso se estende a todas as demais áreas do conhecimento”, acrescentou o professor, que, durante toda a manhã, discutiu o tema com estudantes graduandos do curso de licenciatura em Matemática.

A quinta edição da Semana de Matemática discutiu o tema “Desafios da formação docente e as tecnologias digitais”. Entre os dias 22 e 26 de fevereiro realizaram-se, na Ufac, palestras, mesas-redondas, comunicações orais, minicursos e oficinas.

Postado em: 26/2/2016