Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Vice-reitor da UFABC apresenta estrutura da universidade para comissão da Ufac

Vice-reitor da UFABC apresenta estrutura da universidade para comissão da Ufac

por Ascom02 publicado 08/04/2013 09h12, última modificação 08/04/2013 09h12

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu na sexta-feira, 5, o vice-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gustavo Martini Dalpian, para apresentar a estrutura administrativa e acadêmica da instituição. O encontro aconteceu na sala dos Órgãos Colegiados e contou com a presença de pró-reitores e diretores da Ufac.

O objetivo do encontro foi apresentar este modelo à Comissão do Centro Universitário, que vai discutir a estrutura acadêmico-administrativa da Ufac. A comissão é presidida pela pró-reitora de Graduação, Socorro Neri, e tem como membros Isla Mansour, Alexandre Hid, Antônio Carlos Pontes Júnior, Ronaldo Melo e Gerson Albuquerque.

A UFABC foi criada em 2006, na cidade de Santo André, no ABC Paulista, com apenas 80 professores e dois prédios alugados. Hoje, a universidade conta com dois campi (em Santo André e em São Bernardo do Campo), 500 professores (todos doutores e com dedicação exclusiva), 8 mil alunos de graduação e 800 em pós-graduação, divididos em 11 bacharelados, oito engenharias, cinco licenciaturas e oito cursos de pós-graduação.

A Universidade trabalha com dois bacharelados interdisciplinares: em Ciência de Tecnologia e em Ciência e Humanas. Por meio dessa estrutura, o aluno passa três anos adquirindo conhecimento em várias áreas e só após esse período escolhe uma formação específica, que pode durar de um a dois anos.

Segundo Dalpian, a vantagem desse modelo é proporcionar uma formação interdisciplinar e generalista. Além disso, o modelo adotado retarda a opção profissional, gerando uma escolha mais madura.

Quanto à estrutura administrativa, os professores são vinculados a três centros administrativos. Estes, por sua vez, contêm uma estrutura organizacional composta pelo Conselho do Centro, Direção do Centro, Coordenação dos Cursos, Divisão Acadêmica e Divisão Administrativa. Nessas instâncias são resolvidos os principais problemas relacionados à rotina acadêmica.

Apesar de recente, a UFABC ficou entre as 27 universidades que obtiveram nota máxima (cinco) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), realizada ano passado.

Está programado para o final deste mês um seminário promovido pela Comissão do Centro Universitário, envolvendo todos os centros acadêmico-administrativos para discutir a atual estrutura da Ufac.

Ao final de sua explanação, Dalpian agradeceu a oportunidade de compartilhar o trabalho realizado em São Paulo e disse que, apesar de terem como grande vantagem a criação da instituição já nesses moldes diferenciados, nada impede que se busque implementar alguns paradigmas em universidades com mais tempo de criação, como é o caso da Ufac.

A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, agradeceu a presença do vice-reitor e destacou que essa troca de experiência é de extrema importância. “Temos muitas coisas em comum e essa experiência trouxe uma grande lição. O trabalho de pesquisa foi iniciado. Que venham as propostas da comissão e que tenhamos muito sucesso na concretização desse projeto”, declarou.