Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Violência contra a mulher é tema abordado na escola Lindaura Leitão

Violência contra a mulher é tema abordado na escola Lindaura Leitão

por Ascom02 publicado 31/03/2016 17h00, última modificação 31/03/2016 17h00

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou uma ação pelo fim da violência contra a mulher na escola estadual Lindaura Leitão, no bairro São Francisco, nessa quarta-feira, 30. Na ocasião, a funcionária da Proex, Fabiana Chaves, ministrou uma palestra buscando a conscientização dos alunos sobre as diversas formas de violência que sofrem as mulheres, ressaltando os direitos delas, garantidos pela lei.

Foram atendidas duas turmas de educação para jovens e adultos (EJA). A ação foi realizada em parceria com a Casa da Amizade de Rio Branco, que levou uma exposição de fotos para sensibilizar sobre o tema. “Fizemos um ensaio fotográfico com uma maquiadora para que parecesse que nós sofremos violência doméstica, com hematomas e manchas roxas”, disse a coordenadora de EJA e integrante da Casa da Amizade, Elaine Ruiz. “A violência estampada no rosto de alguém próximo acaba chocando. É uma maneira de sensibilizar. As modelos fomos nós mesmas, da Casa da Amizade.”.

A diretora de Arte Cultura e Integração Comunitária da Proex, Lucicléia  Barreto Queiroz, coordenou o evento e afirmou que, neste ano, esse tipo de ação de extensão será ampliada. “A Proex pretende levar esse tipo de palestra a mais escolas, mais turmas, em escolas do interior, para ver se conseguimos diminuir a violência contra a mulher no Acre”, afirmou.

Segundo o Mapa da Violência 2015,  o Estado do Acre é quinto do Brasil que mais mata mulheres.

Postado em: 31/3/2016