Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Visitantes interagem com exposições do Museu Itinerante da SBPC Jovem Mirim

por Ascom-01 publicado 24/07/2014 09h30, última modificação 27/03/2017 16h36

Uma das atrações mais procuradas no primeiro dia da SBPC Jovem Mirim foi o Museu Itinerante Ponto (UFMG), com o tema “O homem e sua relação com o Universo”. Idealizado em 2006 e inaugurado somente em 2012, o projeto participa da reunião pela segunda vez.

Visitantes interagem com exposições do Museu Itinerante da SBPC Jovem Mirim

Criado para fazer uma divulgação da ciência e pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a atração leva o conhecimento às cidades mais distantes. O Museu Itinerante possui seis salas de simulação e uma tenda auxiliar. No espaço, os visitantes podem tocar, aguçar a criatividade e perceber a evolução do homem a partir da interação com os seguintes espaços.

Sala do Útero: Uma prévia demonstração das fases da gestação humana.

Sala dos Sentidos: Estimulando todos os sentidos.

Sala dos Biomas: Abordando três tipos deles, o Serrado, Floresta Tropical e Antártica.

Sala 3D: Filmes em três dimensões mostrando as diversidades do fundo do mar, entre outros.

Submarino: Uma “viagem” ao fundo do mar.

Sala das Cidades: Mostrando diversas cidades de todo o mundo.

Todas as salas são estruturadas para atender pessoas com necessidades especiais. Elevador, paredes adaptadas para deficientes visuais, fones de ouvidos, TVs, além de possuir um monitor para explicar o assunto abordado nas salas.

“Neste espaço procuramos de uma forma mais profunda despertar o interesse dos mais variados públicos. Adolescente, jovens e professores podem ampliar as oportunidades de conhecimentos”, destacou Tânia Lima Costa, coordenadora e idealizadora do Museu.

SERVIÇO - Até o final da SBPC, os organizadores têm a expectativa de receber duas mil pessoas por dia. O funcionamento acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Postado em: 24/7/2014