Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Viva a democratização do acesso e permanência na Universidade

Viva a democratização do acesso e permanência na Universidade

por italo publicado 22/08/2011 16h00, última modificação 22/08/2011 17h02

Ufac contempla mais de 900 alunos com o programa “Passe Livre”

Vários são os motivos que levam o acadêmico a pensar em abandonar sua graduação, e as dificuldades vão desde o conhecido “passe” (vale-transporte), passando pelo gasto com as apostilas e demais materiais que subsidiam a vida em uma academia.

Em suma quem realmente sofre com os valores são os estudantes que compõem as camadas populares e de baixa renda, ou seja, indivíduos cuja renda familiar mensal per capita não supera o valor de um salário mínimo e meio. Foi pensando nessa classe de alunos que o Governo Federal criou programas de auxílio ao acadêmico e a Ufac, representada pela Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Diretoria de Arte, Cultura e Assuntos Estudantis (DACAE), realiza programas como o “Passe Livre”.

Do programa

A Universidade Federal do Acre (Ufac), respondendo aos anseios da comunidade acadêmica e em acordo com o disposto no Decreto Lei nº 7234 de julho de 2010 que visa disciplinar os programas de Assistência Estudantil, criou uma série de Programas que visam a democratização do acesso e permanência na Universidade.

O Programa denominado “Passe Livre” faz parte deste arrojado Projeto e visa auxiliar o estudante matriculado nesta IFES a melhorar seu desempenho acadêmico evitando que estes, devido a dificuldade financeira de manterem a compra e recarga de vale-transporte (Passe Escolar), não tenham dificuldade de se deslocarem de sua residência até o seu local de estudo, evitando assim que faltem demasiadamente as suas atividades acadêmicas.

Neste sentido foi idealizado o “Passe Livre”, programa onde a UFAC em convênio com o Sindicol concede o auxilio de vale-transporte (Passe Escolar) aos alunos selecionados.

A seleção

Com o objetivo de conceder auxílio para a carga de vale-transporte aos estudantes de graduação devidamente matriculados a PROEX/DACAE publicou na segunda quinzena de julho o edital nº 05/2011 junto ao formulário de inscrições. Os alunos inscreveram-se no período de 25 de julho a 12 de agosto. A quantidade de inscritos ultrapassou a marca de novecentos requerentes e todos foram selecionados.

Logo de arquivo PDFAcesse aqui o resultado final deste edital.