Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Workshop de canto Huni Kuin é apresentado no 3° dia do IX Simpósio Linguagens e Identidades

por Ascom-01 publicado 13/11/2015 11h00, última modificação 13/11/2015 11h00
Participantes apresentarão músicas estudadas em sessão temática na próxima sexta-feira

O IX Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, realizado entre os dias 09 e 13 deste mês, na Universidade Federal do Acre (Ufac), completou o 3° dia de atividades do evento, nesta quarta-feira, 11, com muitas atividades. O Workshop de canto Huni Kuin, foi uma dessas atividades e reforçou o tema do Simpósio “Línguas e Literaturas Indígenas”.

O Workshop ministrado pelo professor Ibã Huni Kuin e pelo professor de licenciatura indígena da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, Amilton Matos teve como objetivo apresentar os cantos a partir de pesquisas com o povo Huni Kuin, contextualizar os rituais em que os cantos são veiculados e promover um primeiro contato com a língua Hantxa.

De acordo com o professor Amilton Matos, o Workshop é uma oportunidade de aproximação dos participantes do Simpósio com a cultura indígena. “Nós temos esse projeto, ‘Espíritos da Floresta’, há seis anos na universidade, que foi como nós conseguimos abrigar e dar continuidade ao trabalho de pesquisa do professor Ibã Huni Kuin. É um trabalho muito importante e que tem essa intenção de nos aproximar com a cultura deles”, contou o professor.

Sobre as músicas, o professor Ibã Huni Kuin está confiante do aproveitamento dos participantes. “Eu estou muito admirado porque a língua é muito difícil e os participantes estão aprendendo bem a parte nasal e o ritmo. Eu estou gostando muito de ensinar a música ‘Hawe Matsi Kawanai’, que fala da passagem do frio, e a ‘Yame Awa Kawanai’, que fala do encanto dos animais, porque, com toda a certeza, eles vão aprender e farão uma apresentação bonita na sexta-feira”, contou.

A participante do coral da Ufac, Tatiana Teixeira, demonstrou-se animada com as técnicas apresentadas no Workshop. “É uma novidade interessante para mim. As canções indígenas são muito bonitas. Apesar de a gente ter um pouco de dificuldade em cantar da forma como eles cantam forçando um pouco a garganta e a sonoridade nasal, a sonoridade da canção é muito bonita e agradável, além de ser uma novidade para o coral da Ufac estar apresentando no evento”.

O graduando em Letras Francês da Ufac, Wellington Oliveira, comentou das atividades aprendidas. “Eu estou achando bem interessante porque lá na Biblioteca da Floresta, onde sou estagiário, nós temos alguns trabalhos relacionados à cultura indígena e o workshop me proporciona aprimorar meus conhecimentos na área”, finalizou.

Oportunidade - Os cerca de 30 participantes do Workshop de canto Huni Kuin farão uma apresentação na próxima sexta-feira, dia 13, último dia de atividades do IX Simpósio Linguagens e Identidades. A apresentação acontecerá na sessão temática “É tudo vivo, tudo fica olhando, tudo escutando: o Movimento dos Artistas Huni Kuin”, a partir das 20h, no auditório do bloco da Pós-Graduação da Ufac. A programação conta com a participação do dirigente do workshop Ibã Huni Kuin e dos companheiros Bani Huni Kuin e Isaka Huni Kuin. A entrada é gratuita e não requer obrigatoriedade de inscrição.

Postado em: 13/11/2015