Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > X Fórum Internacional MAP traz diversidade em atrações culturais na Ufac

X Fórum Internacional MAP traz diversidade em atrações culturais na Ufac

por Ascom02 publicado 07/11/2015 11h02, última modificação 07/11/2015 11h02

A Iniciativa MAP (Madre de Dios - Peru, Acre - Brasil e Pando - Bolívia), fruto da articulação de diversos segmentos sociais e governamentais dos três países, tem como objetivo principal a colaboração para a construção de soluções conjuntas para os problemas comuns da região tri-nacional. Dessa maneira o evento traz como temática Novos caminhos para adaptação e resiliência a eventos climáticos extremos na região MAP. O evento ocorre entre os dias 9 e 11 de novembro de 2015 no Campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), no Teatro Universitário, em Rio Branco.

Pensando a promoção da cultura da floresta e das artes como formas de resistência e de valorização da Amazônia, o MAP, este ano, traz uma programação cultural repleta de atrações. “Procuramos valorizar a cultura regional, da terra, e também a arte produzida na universidade. Queremos mostrar que a cultura tradicional amazônica também é resistência a todo este fenômeno global de destruição”, afirmou a produtora cultural da Proex, Fabiana Chaves.

Entre as atrações culturais do evento podemos destacar: apresentação do Grupo Jabuti Bumbá, Orquestra de Violões da Ufac, Grupo de dança da Ufac, grupo de danças peruanas, apresentação da Marujada Acreana Brig Esperança, exibição de curtas do Festival Internacional de Cinema Pachamama, apresentação de um Cancioneiro de músicas medievais e renascentistas do Ifac e uma exposição de artes visuais do artista plástico Uelinton Santana.

“Promover a interação entre os países é antes de tudo promover interações culturais. A cultura do povo da Amazônia é uma cultura de resistência. Trazer a cultura do nosso povo para dentro de um espaço de discussões sobre eventos climáticos extremos na região MAP enriquece muito o espaço”, afirmou Cristina Boaventura, diretora do Parque Zoobotânico da Ufac.

Confira a programação completa do MAP Cultural neste link.

Postado em: 7/11/2015