Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Fevereiro > Ufac começa as aulas após 145 dias de paralisação

Ufac começa as aulas após 145 dias de paralisação

por petrolitano publicado 24/01/2012 18h38, última modificação 24/01/2012 18h38
Jornal A Gazeta, 05.02.2002

Pitter Lucena

Após 145 dias de paralisação, incluindo a greve das universidades e o período de férias dos professores, começaram ontem as aulas em todos os cursos da Ufac. O semestre interrompido por uma greve de 100 dias, mais 45 de férias do conselho universitário, deverá ser encerrado na segunda quinzena de maio. Em junho as aulas recomeçam com o primeiro período de 2002, com término previsto para os primeiros meses de 2003. Estudantes que estavam em sala de aula durante a paralisação grevista garantiram a conclusão das disciplinas pendentes.

O pró-reitor de graduação, professor José Ronaldo Melo, disse que o calendário da universidade para 2002 está em fase de conclusão, devendo ser divulgado nos próximos dias sem novidades. Mesmo atravessando dificuldades internas para o recomeço das aulas, todos os outros setores da Ufac voltaram a funcionar normalmente como a biblioteca e o restaurante. “Acreditamos que a partir de agora não haverá mais nenhuma interrupção no ano letivo, devendo esse período ser encerrado sem problemas em maio próximo”, diz ele.

O curso de Jornalismo, segundo o pró-reitor, teve um avanço significativo durante as férias dos professores. Os alunos concluíram a disciplina Psicologia Social no período de 10 a 31 de janeiro, elaborando ainda para a semana que vem um ciclo de debates sobre ética e universidade com a participação da comunidade estudantil e professores. Ronaldo Melo afirma que os problemas internos da Ufac estão sendo todos solucionados com o apoio do corpo docente e que em menos de trinta dias tudo estará funcionando conforme os padrões de uma boa universidade.

O curso de Medicina ainda apresenta alguns problemas. A reitoria aguarda resposta do Conselho Nacional de Educação do processo que está em tramitação, mas a expectativa é de que o sinal verde seja dado num curto espaço de tempo. De acordo com o pró-reitor, a previsão para publicação do edital do vestibular 2002 está centrada para o começo de março, com as inscrições para o final do mesmo mês e a realização das provas em maio. “estamos confiantes de que tudo ocorra dentro do programado”, frisa.

Vagas abertas

O pró-reitor Ronaldo Melo afirmou que a Ufac está ampliando seu quadro de professores doutores para os 28 cursos oferecidos pela instituição. As inscrições para contratação de 27 professores poderão ser feitas nas agências da Caixa Econômica Federal em Rio Branco e em Brasília. Dos 27 contratados, 14 irão atuar no curso de Medicina, três no curso de Jornalismo e o restante nos demais cursos. “As profissionais que quiserem mais informações devem acessar a home page da Ufac", salienta.