Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Fevereiro > Universidade oferece mestrado em ecologia

Universidade oferece mestrado em ecologia

por petrolitano publicado 25/01/2012 10h34, última modificação 25/01/2012 10h34
Jornal Página 20, 26.02.2002

Senildo Melo

A Universidade Federal do Acre (Ufac) oferece curso de mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais desde 1996, com duração prevista de dois anos.

O curso é o único na área de mestrado desenvolvido totalmente na instituição. Ele é mantido por meio de convênios com outras universidades do país, como de Brasília (UnB), São Paulo (USP), Escola Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e outras.

O curso visa atender a demanda dos profissionais do Estado no sentido de qualificá-los. O quadro de docentes conta com 28 professores, dos quais 17 são oriundos de outras universidades. Os trabalhos apresentados pela primeira turma concludente foram importantes para as questões ambientais da região, como, por exemplo, a quantificação de madeira no Acre.

A doutora em genética e coordenadora do curso, Ana Maria de Oliveira, explicou que a procura por uma vaga no curso é muito grande. “Temos pedidos de inscrições de várias cidades do Brasil e até de países vizinhos. A expectativa é de que a segunda turma conclua suas dissertações até o final do ano”, observou.

Curso em fase de reconhecimento pelo MEC

O curso de mestrado em ecologia mantido pela Ufac está muito próximo de conseguir o reconhecimento definitivo por parte do Ministério da Educação (MEC). Segundo a doutora Ana Maria de Oliveira, os técnicos do órgão estiveram na Ufac em 2001 avaliando a estrutura e funcionamento do curso, tendo conseguido boa aceitação.

A expectativa da coordenadora é de que o reconhecimento aconteça até o mês de julho deste ano, o que credenciaria ainda mais o programa. Dessa forma, a tendência é que aumente consideravelmente a procura pelo curso de mestrado.

Relação das dissertações defendidas

- Potencial de Extração e Comercialização do Óleo-Rosina de Copaíba (Lucimar Araújo Ferreira)

- Mosaicos de Vegetação em Áreas de Atuação dos Rios Acre e Purus (Hélio Guedes Vasconcelos Silva)

- Influência do Regime Hidrológico Sobre Algumas Variáveis Limnológicas na Planície Inundada do Rio Acre (Lago do Amapá) (Janaína Silva de Almeida)