Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Fevereiro > Vestibular da Ufac acontecerá em maio

Vestibular da Ufac acontecerá em maio

por petrolitano publicado 25/01/2012 10h36, última modificação 25/01/2012 10h36
Jornal O Rio Branco, 28.02.2002

A previsão dos técnicos da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) é que o Vestibular-2002 da Universidade Federal do Acre (Ufac) aconteça no mês de maio deste ano. A publicação do edital das inscrições está prevista para a próxima semana. O prazo de inscrições acontece nos dias 19 de março a 5 de abril.

A primeira etapa das provas seletivas (conhecimento gerais) aconteceriam nos dias 12 e 13 de maio deste ano. No dia 26 de maio, aconteceria a prova de redação para os candidatos selecionados na primeira etapa do Vestibular 2002. Os candidatos aprovados ainda terão os dias 5, 6 e 7 para efetivarem a matrícula.

De acordo com a secretária da Copeve, Solange Maria Gregório Dombrowski, as provas serão ministradas simultaneamente nos municípios de Cruzeiro do Sul (Vale do Juruá), Brasiléia, Xapuri (Vale do Acre) e Plácido de Castro (Vale do Abunã). Apenas o vestibular do Curso de Letras do Campus de Cruzeiro do Sul não será ministrado por conta da reprovação no ano passado pelo Provão do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

"Ofertaremos vagas para 23 áreas específicas, tendo em vista que o vestibular para o curso de Medicina deverá acontecer nesta etapa", observou a servidora pública. No ano passado, aproximadamente 10.010 candidatos concorreram a pouco mais de duas mil vagas disponíveis nos cursos afins nas áreas de ciências exatas e humanas. Com o surgimento dos vestibulares comunitários, a Copeve trabalha com a possibilidade de 20 mil candidatos se inscreverem para concorrer às vagas ofertadas para os cursos de nível superior.

Os vestibulandos reclamam da lentidão para publicação do edital, por conta das exigências do MEC para aprovação do protocolo de intenções para efetivação do curso de Medicina. Por conta disso, perderam praticamente o primeiro período de 2002, tendo em vista que as aulas somente começarão a partir do segundo semestre deste ano.

Os candidatos mais abastados fizerem os exames em outras universidades federais ou privadas, que não tiveram atraso na programação do calendário escolar. Para sair do prejuízo, em decorrência da greve geral no final do ano passado, os donos de cursinhos estão montando os intensivos. A medida é atrair os candidatos que estão pleiteando uma vaga na universidade pública.