Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Janeiro > ABNT - normas de citações e notas
conteúdo

ABNT - normas de citações e notas

por petrolitano publicado 10/11/2011 12h26, última modificação 10/11/2011 12h26
Jornal Página20, 20.12.2001

Raimundo F. Souza


Entre as normas que padronizam as atividades de pesquisa, a NBR 10520, que normaliza as citações bibliográficas dentro do texto e em notas de rodapé, sofreu modificações em julho deste ano. Os estudiosos e pesquisadores que produzem textos científicos, principalmente ligados à academia, deverão ficar atentos para não incorrer em erros na justificativa das fontes bibliográficas utilizadas, bem como no ensinamento a seus orientandos.

A primeira modificação refere-se à apresentação do sobrenome do autor na citação dentro do texto, que anteriormente se apresentava sempre, com exceção da inicial, em letras minúsculas. A partir dessa modificação, quando a autoria apresentar-se após a citação, entre parênteses, o sobrenome do autor deverá ser grafado em letras maiúsculas, seguido do ano e página(s).

Outra modificação diz respeito à apresentação das citações longas, superiores a três linhas, que a norma anterior recomendava destacar com o recuo de cinco espaços do lado esquerdo e o mesmo recuo do lado direito, destacando a citação ao centro do texto. Nessa norma modificada, recomenda-se que o recuo seja de quatro centímetros do lado esquerdo, encostando-se, portanto, o texto citado na margem direita - posicionamento que já ocorria anteriormente à antepenúltima modificação. O texto destacado ainda deve ser grafado com letras em tipo menor.

Na norma anterior, as supressões feitas no início e no final das citações, para melhor ajustá-las ao texto desenvolvido, eram apresentadas por reticências, sem qualquer outro sinal. A partir dessa modificação, os “três pontinhos” devem aparecer entre colchetes, o mesmo ocorrendo com as supressões e acréscimos pessoais inseridos dentro da citação. Os destaques de “grifo nosso” ou “do autor”, em termos que aparecem destacados ou que se deseja destacar nas citações, em vez de ser enfatizado o destaque logo em seguida do termo, somente no final da citação é que se coloca, entre parênteses, o termo “grifo nosso” ou “do autor”, conforme a situação.

Quanto às citações livres ou literais, continuam as mesmas recomendações, ou seja, as literais (próprias palavras do autor) devem aparecer entre aspas, sendo obrigatório o uso do sobrenome do autor, ano da publicação e a(s) página(s). As livres ou parafraseadas podem aparecer sem aspas, sendo obrigatório somente o sobrenome do autor e o ano.

Sobre as notas de rodapé, segundo as novas recomendações, as bibliográficas devem aparecer com o sobrenome do autor grafado em letras maiúsculas. Sobre a utilização dos termos em latim Id. (mesmo autor), Ibid. (mesma obra), op. cit. (obra já citada), loc. cit. (no lugar citado), et seq. (que se segue) e passim (aqui e ali), permanecem as mesma regras, porém, recomendando-se que devem ser utilizados exclusivamente em notas de pé de página, com exceção do apud (citado por), que tanto pode ser utilizado em citações inseridas no texto quanto em notas de rodapé.

No tocante às notas de rodapé explicativas, ou seja, explicações fora do contexto - termos regionais, termos técnicos, alusões a outros contextos etc. -, que são mencionados no texto e que se faz necessário “definir” para os leitores, remetendo-as para o pé da página para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos científicos, existe uma recomendação de que as citações bibliográficas devem aparecer inseridas no contexto, de acordo com as recomendações normalizadas (curtas e longas, suprimidas e acrescidas etc.), enquanto as notas de rodapé devem ser utilizadas somente para notas explicativas.

As normas da ABNT que padronizam os trabalhos da forma escrita, especialmente a NBR 6023 (referências bibliográficas) e 10520 (citações e notas), têm por objetivo normalizar a apresentação física, a elaboração de textos, as citações utilizadas, a apresentação das referências, bem como demonstrar e/ou justificar aos interessados e estudiosos na área que o assunto apresentado merece credibilidade.

rafeso@zipmail.com.br