Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Janeiro > Estrutura física e tecnológica garantida
conteúdo

Estrutura física e tecnológica garantida

por petrolitano publicado 10/11/2011 12h27, última modificação 10/11/2011 12h27
Jornal Página 20, 24.01.2002

A professora Sueli Melo, presidente da Comissão de Apoio à Implantação do Curso de Medicina na Ufac, relata que desde quando a idéia de se criar a Faculdade de Medicina – que mais tarde teve a nomenclatura adequada para Curso de Medicina – foi colocada em prática pelo senador Tião Viana, a Ufac e o governo do Estado empenharam todos os esforços conjuntos para realizar este anseio da juventude e da população do Estado.

Ainda em janeiro de 2000, foi articulada uma comissão de profissionais de renome nacional, os melhores consultores na área médica do país, para elaboração do projeto apresentado ao MEC. No mesmo ano, em agosto, o projeto passa a tramitar no Conselho Nacional de Saúde e na Ufac.

A partir daí, segundo Sueli Melo, é criada uma comissão especial para dar início ao processo de estudo, com o propósito de adequar o projeto do curso de medicina a normas internas e estruturais da Ufac.

Com a criação desta comissão, vários estudos foram feitos, outros profissionais especialistas foram trazidos ao Acre pelo governo e pelo senador Tião Viana para avaliar a capacidade instalada da Ufac e oferecer sugestões para compra de equipamentos, livros, tudo que seria necessário para implantação do curso inclusive a montagem de um laboratório de anatomia humana.

Quanto ao bloco para funcionamento físico do curso, a obra já está sendo licitada pelo governo do Estado, segundo a professora Sueli Melo. Soma-se a isso, a garantia dos recursos para infra-estrutura tecnológica, através de uma emenda parlamentar do senador Tião Viana, no valor de R$ 200 mil, mais a contrapartida do governo.

Além disso, 15 vagas para professores já estão garantidas pelo senador Tião Viana junto ao MEC e para coordenador “pró-tempore” do curso foi nomeado o doutor em saúde pública, Dr. Milton Freitas.

“A missão está sendo cumprida, e a grande vitória é para a população do Acre que vai receber de presente um Curso de Medicina”, concluiu Sueli Melo.

Governo vai adequar rede hospitalar para estágios
- Foi decretada, pelo governador do Estado Jorge Viana, a criação de uma comissão para avaliar e propor a reestruturação da rede pública hospitalar do Estado para receber os alunos - estagiários do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre.

A comissão é formada por membros da Ufac e diretores de unidades como o Hospital de Saúde Mental, a Maternidade Bárbara Heliodora, o Hospital Geral de Clínicas, etc.

O objetivo é proporcionar um ambiente acadêmico nos hospitais com todas as condições de aprendizagem.