Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Janeiro > MEC reabrirá pedidos de aberturas de cursos superiores
conteúdo

MEC reabrirá pedidos de aberturas de cursos superiores

por petrolitano publicado 10/11/2011 12h27, última modificação 10/11/2011 12h27
Jornal A Tribuna, 24.01.2002

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira que, a partir de 1º de fevereiro, voltará a aceitar pedidos de abertura de novos cursos e faculdades e colocará em funcionamento um sistema informatizado de solicitação e acompanhamento dos processos. Em Rio Branco, a Faculdades Integradas Rio Branco (Firb) possui um pedido para a implantação do curso de Direito, entre os mais de 1,2 mil processos de todo o País, tramitando no Ministério.

Com este novo sistema, acredita-se que as coisas possam se facilitar. O Instituto de Ensino do Acre (IESAcre) também ingressou com pedido para a cadeira de Direito. "Mas, por enquanto, o curso não pode ser implantado porque uma das medidas imposta pelo MEC é a de que o curso deva ter sede própria, sem locação de imóvel", explica um funcionário da faculdade. Na Firb, além de Direito, poderá ser implantado ainda os cursos de Marketing, Tributos e Finanças, e Gestão de Informações e Turismo.

O IESAcre oferece Administração de Empresas com habilitação em informática, poderá ter mais um curso homologado no meio do ano, cuja área ainda não foi definida, e por enquanto trabalha na implantação do curso de Assistente Social.

IMPEDIMENTO E DENÚNCIAS Desde junho, as mantenedoras e instituições de ensino superior estavam sendo impedidas de fazer novos pedidos. A suspensão ocorreu em meio a uma série de denúncias sobre o envolvimento de membros do Conselho Nacional de Educação - que era o único responsável pelas autorizações - com instituições privadas.

A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, diz que agora os pedidos serão feitos via Internet e todas as informações sobre o andamento dos processos estarão disponíveis na rede.