Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Janeiro > Vestibular da Ufac não tem data definida pela Copeve

Vestibular da Ufac não tem data definida pela Copeve

por petrolitano publicado 10/11/2011 12h25, última modificação 10/11/2011 12h25
Jornal A Tribuna, 19.01.2002

Contrariando a expectativa dos candidatos, as provas do vestibular da Universidade Federal do Acre ainda não têm data definida para serem aplicadas. A previsão, de acordo com o coordenador da Copeve,  professor João Batista de Souza, é de que o concurso ocorra entre março e maio, pois o ano letivo de 2002 terá início apenas em junho, devido o atraso no encerramento do período de 2001, ocasionado pela greve de professores e funcionários.

Além disso, para obedecer ao Decreto Presidencial nº  3.860, que obriga as universidades a incluir no manual do candidato várias informações a respeito dos cursos – incluindo as notas do Provão -, se são reconhecidos pelo MEC ou não e também o perfil e titulação de todo o corpo docente, a Copeve precisará de tempo. “Precisamos de pelo menos noventa dias para elaboração de todo esse processo. Desde a publicação do Edital até ao levantamento dos dados exigidos no decreto”, explica João Batista.

O valor das inscrições, porém, já foi estabelecido. Ficará fixado em R$ 50, como no ano passado e os candidatos que comprovarem com documentos que não podem pagar, poderão ser isentos da taxa. “A portaria 457 do Ministério da Educação deixa claro que todas as universidades que todas as universidades podem definir critérios para isentar as pessoas carentes. Em 2001, por exemplo, mil e duzentos foram contemplados com a gratuidade. Esse ano não será diferente, desde que o interessado apresente comprovante de renda familiar, de endereço e contas de água, luz, ou telefone”, esclarece.

A Copeve espera que, apesar da inclusão de mais um curso na grade – Medicina -, dez mil inscrições sejam efetivadas no vestibular 2002. Quanto à confirmação do referido curso, o Conselho Nacional de Educação está examinando os processos e até fevereiro deverá dar seu parecer. Otimista, o professor João Batista acredita que não haverá problemas e que os candidatos podem continuar estudando para os exames.