Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Março > Alunos denunciam roubo de veículos na Ufac

Alunos denunciam roubo de veículos na Ufac

por petrolitano publicado 30/01/2012 09h48, última modificação 30/01/2012 09h48
Jornal Página 20, 14.03.2002

Senildo Melo

Vários estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) têm procurado o setor administrativo da instituição para denunciar os constantes roubos de veículos no interior do Campus. O alvo preferido da quadrilha são as motocicletas, que, sem vigilância e iluminação adequada nos estacionamentos, transformam-se em presas fáceis. Segundo informação de algumas vitimas, cerca de 10 motos já teriam sido levadas do interior da Ufac somente nos mês de fevereiro e início de março.

Na semana passada, por exemplo, foram dois casos registrados na 7ª Delegacia de Polícia. Na tarde de anteontem, foi a vez do acadêmico de Engenharia Civil, conhecido como Fábio, passar pelo drama de ter sua motocicleta furtada em plena luz do dia. Porém, informações do serviço secreto da Polícia Civil dão conta de que o veículo estaria em Brasiléia, onde provavelmente seria vendido ou trocado por drogas em Cobija, na Bolívia.

As ações audaciosas praticadas a todo momento no interior da Ufac levantam suspeitas quanto à ação de uma quadrilha especializada em roubo de veículos. Dessa forma, a grande maioria dos estudantes se encontra em estado de pânico, diante da possibilidade de terem seus bens roubados.

“Já tive duas motos levadas do estacionamento de História. A última foi na semana passada. Eu tinha deixado o veículo num local bem visível, próximo à minha sala. Porém, no exato momento em que fui à lanchonete, demorei cerca de cinco minutos e, ao retornar, a motocicleta já não estava mais no local”, conta um estudante, que não quis ser identificado.

Administração do Campus promete tomar medidas

O superintendente do Campus Universitário e responsável pelo setor de segurança da Ufac, José Elieser de Oliveira Júnior, confirmou ontem que tem recebido algumas denúncias de furtos no interior da instituição. Embora tenha reconhecido que o contingente de homens para fazer a segurança do local é reduzido, Elieser explicou que não é de responsabilidade da Ufac oferecer segurança aos veículos estacionados em suas dependências.

“A Ufac é uma instituição pública. Portanto, diversos segmentos de pessoas freqüentam as dependências do Campus. Inclusive o ônibus. Logo, não temos como fazer uma fiscalização rigorosa, ainda que tivéssemos um bom número de homens. Se um bem for furtado da Ufac, temos de denunciar à Polícia Federal, porque é um órgão da União. Mas se for um bem particular, a pessoa lesada tem que registrar queixa na delegacia”, observou.

No entanto, o superintendente anunciou algumas medidas que serão adotadas imediatamente para tentar reduzir a ação das quadrilhas nos três estacionamentos existentes na universidade. Entre as principais medidas estão a instalação de canos de ferro para prender as motocicletas nos estacionamentos, cerca com telas nas dependências da Ufac, possibilidade de retornar com os cartões de identificação, instalação de circuito fechado de TV e até mesmo a implantação de uma cancela.

“Mesmo trabalhando com um número reduzido de pessoal e poucos recursos, vamos procurar melhorar o sistema de segurança da Ufac e tentar tranqüilizar funcionários, estudantes e visitantes”, declarou José Elieser.

Ônibus voltam a circular na Ufac

A reclamação de centenas de estudantes, que em alguns casos caminhavam até 500 metros para chegar ao pavilhão onde são ministradas as aulas, chegou ao fim.

Após uma ampla reforma de toda pista da universidade, o coletivo voltou a circular em toda a área da instituição, beneficiando diretamente cerca de 4 mil estudantes e funcionários.

Estacionamento será pavimentado

O superintendente do Campus Universitário também confirmou ontem que os estudos topográficos para a pavimentação do estacionamento que compreende o curso de Educação Física e o Setor Médico já estão em fase de conclusão.

José Elieser revelou que recentemente realizou reparos na parte elétrica e que o próximo passo será a construção do estacionamento. “Vários pessoas, entre acadêmicos e funcionários, utilizam esse ponto. Com isso, vamos resolver o problema da lama, comum nessa época do ano”, comentou.