Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Março > Médicos residentes são diplomados
conteúdo

Médicos residentes são diplomados

por petrolitano publicado 30/01/2012 09h36, última modificação 30/01/2012 09h36
Jornal Página 20, 05.03.2002

Profissionais vão atuar como professores no futuro curso de medicina na Ufac


Cinco médicos da primeira turma do curso de residência medica do Estado - dois da área de pediatria e três de ginecologia obstetrícia - foram diplomados ontem após dois anos de estudos. No total, eles obtiveram mais de 2.500 horas de aula. A diplomação os profissionais que a partir de agora podem inclusive ministrar aulas na futura faculdade de medicina do Acre - cujo vestibular está previsto para maio - foi realizada no auditório da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) com a participação do governador Jorge Viana, da secretária de saúde Grace Rocha e do senador Tião Viana (PT-AC), padrinho da turma e da criação da própria faculdade de medicina do Acre.

Para o gerente acadêmico da Fundhacre, José Tavares Neto, a formatura de médicos no curso de residência médica no Acre acalenta um sonho que começou no dia 20 de março de 1999, quando ele conheceu as instalações físicas dos hospitais de Rio Branco. “Naquele tempo não tínhamos Hospital Infantil, Maternidade e Fundhacre funcionando plenamente. Encontramos aqui apenas espaços para colocar doentes. Daí a necessidade de o governo do Estado tomar decisões políticas para mudar esse quadro desalentador”, afirmou.

José Tavares disse ainda que, com o apoio do senador Tião Viana e a disposição do governador Jorge Viana em virar a página negra da saúde no Estado, sua equipe foi obter conhecimentos adquiridos pela faculdade de medicina da Universidade Federal da Bahia, montando em Rio Branco um projeto de Residência Medica que, na sua estrutura, é superior a muitas que funcionam em grandes capitais do pais. “Formar recursos humanos para promover saúde é o recomendável a qualquer governante. Nessa área temos que aplaudir o governo do Acre”, frisou.

Jorge Viana diz que seu compromisso é acabar com o caos no setor de saúde do Acre

O governador Jorge Viana disse que o compromisso do governo, a partir de agora, é tirar o sistema de saúde pública do Estado do caos a que foi relegado nos últimos governos. De acordo com o governador, o primeiro passo para a solução desses problemas é a qualificação dos profissionais médicos. “Tudo que está sendo feito na área de saúde tem o senador Tião Viana como o principal responsável. Isso faz parte do processo para a implantação do curso de medicina”, salientou o governador.

Quem são os formandos


Ricardo Ribera - pediatra
Silvio Jorge - pediatra
George Umeoka - ginecologista obstreta
Adriana Marinho - ginecologista obstreta
José Casas - ginecologista obstreta