Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Março > Muitos eventos e comemorações no dia dedicado às mulheres

Muitos eventos e comemorações no dia dedicado às mulheres

por petrolitano publicado 30/01/2012 09h33, última modificação 30/01/2012 09h33
Jornal Página 20, 08.03.2002

A Rede Acreana de Mulheres e Homens fez ontem o lançamento da campanha do laço branco. O evento tem o apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac) e foi realizado nas dependências do próprio Campus Universitário.

Esse movimento teve origem no Canadá, onde os homens se reuniam para lutar contra a violência e a discriminação contra a mulher em todo o mundo. No Brasil, apenas os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Acre resolveram aderir à iniciativa.

Segundo a professora Mara Vidal, coordenadora da Rede Acreana de Mulheres e Homens, cerca de 70 voluntários estão envolvidos na campanha, que transcorreu durante todo o dia de ontem na Ufac, tendo seu encerramento marcado por um grandioso show do cantor e compositor Sérgio Solto, no anfiteatro Garibaldi Brasil.

“Queremos mostrar, com a realização desses eventos, que as mulheres desejam um mundo diferente, com políticas públicas voltadas para os direitos dela e da família”, explicou Mara Vidal.

Festival de música no Teatrão

Visando comemorar o dia dedicado às Mulheres, a Articulação de Mulheres do Acre (AMAcre), em parceria com a Ufac, promove por todo este mês uma vasta programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Porém, um dos eventos mais esperados deve acontecer logo mais a partir das 20 horas, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), com a participação de cantoras da terra. Em disputa, o festival “Boca de Mulher”, que premiará a melhor canção musical entre as divas da canção acreana.

Concurso de Fotografia “Vida de Mulher”

Entre as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Mulheres e Homens, em conjunto com a Universidade Federal do Acre (Ufac), está o concurso de fotografia “Vida de Mulher”, que propõe uma reflexão sobre o 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Durante todo este mês, a comunidade universitária estará presenciando um momento de debate e reflexão sobre a situação da mulher ‘ontem e hoje’. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, o Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade e a Rede Acreana de Homens e Mulheres, por meio desse concurso, pretendem incentivar a participação do corpo acadêmico da Ufac na produção cultural, estimulando o olhar sob o ponto de vista artístico, social, humano, ambiental, econômico e cultural, sobre o cotidiano da mulher acreana. As inscrições podem ser realizadas no Campus Universitário. (Senildo Melo)