Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2002 > Março > TST pode beneficiar servidores da Ufac

TST pode beneficiar servidores da Ufac

por petrolitano publicado 30/01/2012 09h38, última modificação 30/01/2012 09h38
Jornal A Gazeta, 06.03.2002

Domingos Sávio, de Brasília

O deputado Sérgio Barros está acompanhando esta semana o andamento dos processos no TST (Tribunal Superior do Trabalho) de diversos servidores da Ufac (Universidade Federal do Acre) que pleiteiam junto à Justiça Trabalhista o pagamento do Plano Verão, implementado durante o governo Collor, e os resíduos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) retidos pelo governo federal desde o ano de 1991.

O deputado enviou ontem requerimento ao TST solicitando informações quanto as idas e vindas dos processos naquele tribunal superior. Depois que as causas tiveram receptividade nas 2 primeiras Instâncias, a expectativa é que o TST ratifique as decisões anteriores dando ganho de causa aos funcionários acreanos e publique a sentença final até o final deste ano.

A idéia de Sérgio Barros é inserir já no Orçamento 2003 as cifras referentes ao pagamento das causas trabalhistas dos funcionários da Ufac. As causas incluem tanto o pessoal administrativo quanto parte do corpo docente (professores) da universidade acreana. Sérgio Barros quer ainda assegurar junto ao Ministério da Educação a implantação de cursos de mestrado para os professores universitários que atuam em Cruzeiro do Sul e adjacências. Os cursos seriam ainda franqueados aos professores da rede municipal e estadual, muitos com tão somente a licenciatura curta e é necessitados de complementação acadêmica.

O deputado do PSDB acreano insiste que é fundamental dotar os professores do interior, nos 3 níveis, da formação necessária para que seja aplicada uma educação de qualidade, sem as distorções e limitações verificadas em muitas escolas públicas. “Ministrar qualquer que seja a matéria requer conhecimento científico e preparação didática para que a educação seja assimilada de fato”, garante Sérgio Barros, que foi professor da Ufac e responsável pela implantação de cursos como heveicultura, estradas e topografia. “A educação é um dever primordial do Estado, mas a nossa preocupação máxima é com uma educação de qualidade. Esta sim, capacita o cidadão a enfrentar a vida”, resumiu o deputado.