Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > Estudantes denunciam DCE

Estudantes denunciam DCE

por petrolitano publicado 31/10/2011 15h19, última modificação 31/10/2011 15h19
Jornal A Gazeta, 27.04.2001

CONCITA CARDOSO
Editora-assistente

Estudantes da Universidade Federal do Acre estão insatisfeitos com o início da gestão “DCE Alternativo”. Um dos motivos é o desinteresse da instituição em oferecer a carteira nacional dos estudantes. Segundo o Departamento Nacional de Carteiras (DNC), o material foi enviado para o DCE/Ufac em fevereiro do presente ano, já que o prazo de uso das antigas venceria em março. Entretanto, até agora o contrato enviado pelo DCN não foi assinado pelo DCE, que informa aos estudantes que não chegou o material e alegam que a UNE está boicotando as carteiras para o Acre.

“Sabe-se que não é verdade, pois o único recurso da UNE é obtido através da expedição de carteiras, parte do qual é repassada aos DCEs e Centros Acadêmicos. Daí a importância dada à carteira nacional: além de ampliar possibilidades a si, o estudante contribui com o desenvolvimento e organização do Centro Acadêmico”, ressalta o estudante Cláudio Brito. Segundo ele, o DNC informou ainda que o único contato feito pela atual gestão foi em cinco de abril e que esta não demonstrou interesse em renovar o contrato.

Os estudantes alegam que o boicote à carteira nacional, além de prejudicar estudantes que saem do Estado para participar de seminários, encontros, dentre outros, demonstra que o DCE está situando interesses políticos acima das necessidades dos acadêmicos.

De acordo com seus depoimentos, essa prática difere do conteúdo publicado no informativo DCE, segundo o qual a aquisição das carteiras seria livre e democrática, podendo o aluno optar entre a carteira nacional e a estadual.