Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > PPS tem proposta para mudar o Brasil
conteúdo

PPS tem proposta para mudar o Brasil

por petrolitano publicado 31/10/2011 15h05, última modificação 31/10/2011 15h23
Jornal A Gazeta, 21.04.2001

Partido Popular Socialista – PPS – está propondo uma ampla aliança para atingir o objetivo de uma sociedade mais democrática, justa do ponto de vista social, ambientalista equilibrada e que tenha a capacidade para levar a todos os brasileiros os benefícios do progresso, da ciência e da cultura.

Trata-se de construir um novo país, mais solidário entre os vários segmentos sociais, mais eqüitativo economicamente e mais harmonioso quanto ao desenvolvimento entre as suas regiões.

É uma tarefa gigantesca e complexa, principalmente porque exige a combinação de dois elementos fundamentais: a ampliação da própria democracia e as alterações profundas na estrutura sócio-econômica arcaica, montada pela hegemonia de nossas elites ao longo dos séculos.

Para isso, os discursos apenas não bastam; posicionamentos ideológicos reducionistas são insuficientes; vitória eleitoral episódica e a qualquer custo pode se transformar em jogo vazio e oportunista; não cabe na estratégia que se propõe qualquer visão de cunho salvacionista.

Só um novo bloco de poder, com forças políticas renovadas, pode dar conta desta hercúlea tarefa histórica.

Dessa forma, o Partido Popular Socialista - PPS – reafirma a sua proposta no sentido da unificação de todas as forças democráticas e de esquerda do país para derrotar a aliança que se encontra no poder e que tem sido incompetente para impulsionar as transformações requeridas pelo povo, particularmente na área social.

Acredita que o diálogo nacional sustentado por amplo debate e consensuado, ao final, pela realização de prévia para a escolha do candidato ao Palácio do Planalto em 2002, continua um projeto atual e factível, bastando para a sua realização, tão somente, que as mesmas forças deixem para trás qualquer traço de hegemonismo e arrogância política.

Além do PPS, o bloco político que se concebe poderia incluir o PDT, o PTB, o PT, o PSB, o PL, o PV, o PC do B, o PMDB ou vários dos seus segmentos, setores dissidentes do PSDB, lideranças reconhecidamente democráticas e progressistas de outras formações, bem como amplos movimentos da sociedade e personalidades da vida nacional.

Se excluem apenas aqueles partidos e lideranças que, por história e convicção, nunca se vincularam ou se vinculam à causa democrática.

Estrategicamente, a construção de uma aliança com tal vigor e representatividade seria o grande caminho para atingir, em um tempo relativamente rápido, as metas que todo mundo sonha.

Esta é a proposta que o Partido Popular Socialista está propondo patra mudar o Brasil, colocando a candidatura de Ciro Gomes ao debate e à avaliação da opinião pública como instrumento capaz de encaminhar solução para os problemas brasileiros.

José Mastrangelo é professor do Departamento de Ciências Sociais da Ufac.