Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > Procera alfabetizará 1.800 assentados no interior

Procera alfabetizará 1.800 assentados no interior

por petrolitano publicado 31/10/2011 14h48, última modificação 31/10/2011 14h48
Jornal O Rio Branco, 17.04.2001

Cezar Negreiros

O superintendente regional do instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra), Aldenor Fernandes, disse na manhã de ontem que o Procera (Programa Nacional da Educação da Reforma Agrária) alfabetizará 1.800 assentados no interior do estado. Nesta primeira etapa, o programa federal atingirá os seguintes assentamentos: Caquetá, Alcobrás, Moreno Maia, Colibri, Boa Água e Cumaru.

A medida foi adotada por conta do alto índice de analfabetos nos projetos de assentamento espalhados pelos municípios do Estado. Os dados do Censo apontaram que 32%, num universo de 20.050 assentados, são analfabetos.

Segundo o superintendente, já foram assegurados quase 37 mil reais para garantir a execução do Procera na zona rural dos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Porto Acre e Acrelândia. O Incra entra com o aporte dos recursos financeiros, os educadores da Universidade Federal do Acre (Ufac), capacita os monitores e os prefeitos garante a infra-estrutura mínima nas escolas mantidas pelo poder público. "Na manhã de hoje (terça-feira) estaremos nos reunindo com os prefeitos", comentou Fernandes.

Redução - A meta é reduzir o índice de analfabetismo em torno de 50%, até o ano de 2005. Assim que a primeira turma terminar o curso de alfabetização, ela será encaminhada ao curso de Educação Continuada (Supletivo). Com isso, Aldenor espera garantir um futuro promissor das comunidades rurais assentadas nos projetos mantidos pela Superintendência Regional do Incra, além de buscar parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Saneamento (Sessacre) para que os estudantes com problema de visão possam ser assistidos pelo programa de doação de óculos. "Estamos firmando parcerias com as instituições pública para garantir o resgate social das comunidades excluídas", finalizou o superintendente.