Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > Universidade vai construir Centro de Antropologia Indígena

Universidade vai construir Centro de Antropologia Indígena

por petrolitano publicado 31/10/2011 15h03, última modificação 31/10/2011 15h03
Jornal O Rio Branco, 21.04.2001

Ainda nesse primeiro semestre deverá ser iniciada na Universidade Federal do Acre (Ufac) a construção do Centro de Antropologia Indígena, um complexo destinado a abranger atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. Edital com esse fim foi assinado pelo reitor Jonas Filho, na tarde da última quinta-feira.

De acordo com o doutor Jacó Cesar Piccoli, um dos entusiastas do centro, a iniciativa “tem por base a consecução de um modelo de sustentabilidade para o indigenismo da Amazônia Ocidental, devendo primar, rigorosamente, pela qualidade das atividades”. Continua Jacó, “deverão ser adotados métodos educativos inovadores, com ênfase na interdisciplinariedade, na reflexão crítica e no trabalho coletivo”.

Para as populações tradicionais indígenas da região Juruá/Purus é que convergirão as atenções e preocupações do Centro de Antropologia. Isso, porque, segundo o reitor Jonas Filho, “a academia precisa começar a considerar essas populações protagonistas ativas e participantes do processo de construção de uma nova mentalidade e de uma nova realidade sociocultural para as sociedades indígenas da Amazônia”.

Além da Ufac, as ações do projeto prevêem o envolvimento da Fundação Nacional do Índio, da União das Nações Indígenas do Acre e do Sul do Amazonas e do Instituto de Meio Ambiente do Acre.