Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Agosto > Incra e Ufac alfabetizando produtores

Incra e Ufac alfabetizando produtores

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h55, última modificação 08/11/2011 15h55
Jornal A Tribuna, de 24.08.2001

O Incra e a Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Pronera, estão iniciando as aulas do programa de redução do índice de analfabetismo nos projetos de assentamentos do Incra. O programa prevê a alfabetização de 1.800 jovens e adultos em sete projetos de assentamento de cinco municípios.

Foram seis meses de treinamentos de monitores, que tiveram que passar por um processo de escolarização, seleção dos educandos e adequação dos espaços, construídos ou adaptados pelas associações de produtores.

As aulas, iniciadas esta semana, estão acontecendo no período noturno, à luz de lampião ou energia solar. Foram iniciadas pelos projetos de assentamento Colibri, com 4 salas de aula para 55 alunos, Alcobras, com 14 salas, e Caquetá, com 16. Ao todo, neste primeiro momento, foram ativadas 34 salas para 361 alunos.

Ainda faltam cinco projetos, Boa Água, Cumaru, Moreno Maia, Remanso e Triunfo. Nesses projetos as aulas deverão ser iniciadas por todo mês de agosto, atingindo cerca de 1.097 alunos. Para atender este programa foram treinados 100 monitores e coordenadores que irão trabalhar sobre a orientação de 13 professores e 14 estagiários da universidade

O Pronera é um programa do Ministério da Reforma Agrária que objetiva oferecer cidadania ao assentado e, conseqüentemente, melhorias de qualidade de vida ao cidadão no campo.

No Acre o projeto está sendo executado mediante parceria Incra/Ufac e está cobrindo, em primeira fase, apenas sete projetos de assentamento, localizados nos municípios de Rio Branco, Capixaba, Acrelândia, Plácido de Castro e Porto Acre.

O custo do projeto é de R$ 675 mil, para alfabetizar 1.800 jovens e adultos nos PAs Alcobras, Caquetá, Triunfo, Moreno Maia, Boa Água, Colibri e Remanso, localizados nos municípios de Rio Branco, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre e Acrelândia. Na sua implantação participaram também do projeto as Secretarias Municipais de Educação; Seater; Fetacre; CPT; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; CNS; Sinpasa; CTA; Senai e Cooperagro.