Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Dezembro > Aulas na Ufac recomeçam em ritmo lento

Aulas na Ufac recomeçam em ritmo lento

por petrolitano publicado 09/11/2011 15h19, última modificação 09/11/2011 15h19
Jornal A Gazeta, 11.12.2001

Diva Albuquerque

Alunos e professores desmotivados foram ontem à Universidade Federal do Acre para o primeiro dia de aula, depois dos 100 dias de greve. O retorno aconteceu de forma lenta, com uma pequena quantidade de universitários circulando pelos corredores, enquanto muitas salas de aula continuavam vazias.

O professor de Bioestatística Eustáquio José Machado deu aula normal no curso de Ciências Biológicas, pela manhã, para cerca de 25 alunos. Eustáquio considerou a freqüência do primeiro dia razoável, quando ressaltada a forma com que está acontecendo o retorno às atividades acadêmicas.

O representante da Adufac, Associação dos Docentes da Ufac, José Mastrangelo, informou que o comando de greve (que coordenou a paralisação no Acre) encerrou as atividades na sexta-feira passada. “Os assuntos relacionados ao retorno das aulas a partir de agora estão com o reitor Jonas Filho”, declarou.

Durante a última assembléia geral, realizada pelos professores na semana passada, foi sugerido que as aulas fossem iniciadas ontem (10) e seguissem até 31 de janeiro. Depois disso haverá uma pausa para as férias, com retorno em fevereiro e a conclusão do segundo semestre de 2001 em maio.

Mesmo tendo iniciado ontem, as aulas serão oficializadas pelo Conselho Universitário amanhã, quarta-feira, numa reunião em que a pauta anunciada diz respeito à reprogramação do calendário acadêmico, a definição da data do vestibular e ainda o concurso para professores.Dos 2 mil novos professores concursados, garantidos pelo acordo entre o comando de greve e o MEC durante negociação, cerca de 27 devem ser destinados à Ufac. As contratações serão feitas ainda pelo Regime Jurídico Único, condição garantida nas negociações e considerada pelos servidores como principal reivindicação alcançada pelo movimento grevista.