Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Dezembro > Duas chapas concorrem hoje à sucessão do Sintest

Duas chapas concorrem hoje à sucessão do Sintest

por petrolitano publicado 09/11/2011 15h20, última modificação 09/11/2011 15h20
Jornal A Tribuna, 12.12.2001

Servidores da Universidade Federal do Acre escolhem hoje o novo presidente do Sindicato da Categoria, o Sintest. A eleição, que começa às 7h e termina às 17h, com duas urnas no Campus e uma no Colégio de Aplicação, marca o fim da gestão de Dário Lopes, três vezes presidente da entidade.

A gestão de Dário Lopes foi marcada por uma série de conquistas, sendo a principal delas, segundo ele próprio, a mobilização da última greve, que garantiu - após 90 dias de paralisação - 70% de aprovação da pauta de reivindicações, incluindo um aumento real de salário, que varia de 10% a 60%.

Dário Lopes enfrentou cinco greves ao longo de sua permanência no cargo de presidente do Sintest e diz que a conquista atual é a mais importante pelo impacto no salário dos servidores. "A partir de primeiro de janeiro de 2002 todas as vantagens embutidas no salário passam a ser salário. Isso significa dizer que um servidor que ganha em média R$ 326, hoje, passará a ganhar R$ 850,87 e sobre valor incidirá o cálculo de anuênio e gratificações", revela Dário Lopes.

Antes de deixar o cargo, Dário espera poder fazer o sucessor. E para tanto está apoiando a candidatura de Iroélio Alves de Souza. "Defendemos um sindicato completamente desatrelado do patrão e identificado com a luta dos trabalhadores", disse Lopes ao justificar o apoio. Iroélio espera poder dar seqüência ao trabalho do antecessor. "Nosso partido chama-se universidade e será esta nossa principal bandeira, na defesa dos interesses dos trabalhadores."

O candidato da oposição, Tadeu Coelho, por sua vez, quer realizar um trabalho mais voltado para o social, além da atualização do Estatuto e do regimento interno. "A administração do Dário foi importante, mas precisamos ter uma preocupação mais social, para melhorar nossa sede social", disse.

Iroélio Alves de Souza -
Realização do Congresso do Sintest em dezembro de 2002, para efetivação da reforma do estatuto, que se encontra desatualizado, participação de todas as plenárias da Fasubra, defesa de realização de cursos de qualificação para todos os técnicos administrativos, defender a universidade pública e gratuita, desatrelamento à reitoria, regime de trabalho de 30 horas semanais, manter processos judiciais (plano verão), resíduos de FGTS, reposição de inflação de 98 a 2001, retroativo de vale-alimentação, reforma e ampliação da área de lazer da sede social, mais a construção de um tobogã aquático.

Tadeu Coelho -
Defende a convocação imediata do Congresso Anual da Categoria para discutir alterações no Estatuto, realização de prestação de contas mensal, eleição do Conselho Fiscal, elaboração de normas regimentais que definam a estrutura e o funcionamento da sede social, viabilizando o acesso, para lazer, dos sindicalizados, evitar o atrelamento do sindicato à política partidária, criação de um fundo de assistência para o servidor sindicalizado.