Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Dezembro > Ufac poderá ter curso suspenso pelo MEC

Ufac poderá ter curso suspenso pelo MEC

por petrolitano publicado 09/11/2011 15h24, última modificação 09/11/2011 15h24
Jornal A Gazeta, 13.12.2001

Pitter Lucena

O curso de Letras da Universidade Federal do Acre (Ufac), no município de Cruzeiro do Sul, poderá ter seu reconhecimento suspenso pelo Ministério da Educação por ter recebido conceitos D e E no Provão por três anos consecutivos e conceito CI (condição insuficiente) na avaliação do corpo docente. O vestibular do curso será suspenso de imediato e a partir de janeiro terá o prazo de um ano para suprir as deficiências. Se ao fim desse período os problemas continuarem, o curso poderá ser fechado em definitivo.

O reitor da Ufac, Jonas Filho, confirmou a informação garantindo que já estão sendo colocadas em prática ações para reverter o quadro negativo do curso. Quanto aos alunos que estão em sala de aula, a diplomação está garantida em 2002. Mesmo sendo mais um problema herdado da administração passada, o reitor garante que as estratégias estão sendo elaboradas para mudar a situação do curso em Cruzeiro do Sul. Ele reclama, entretanto, que o MEC cobra melhoria na qualidade de ensino nas universidades, mas não libera orçamento para tal empreendimento.

Para mudar a qualidade do curso de Letras em Cruzeiro do Sul, Jonas Filho adianta que além de usar os parcos recursos internos, vai tentar fazer parceria com órgãos governamentais. “Precisamos qualificar pessoal e reformular o projeto pedagógico para podermos, num curto período de um ano, ser novamente avaliados pelo MEC”, frisa.

Jonas Filho afirmou que já começou a receber reforços para Cruzeiro do Sul. Dois professores que concluíram recentemente o curso de doutorado estão retornando e irão trabalhar na melhoria do curso de Letras. Na avaliação do reitor, o trabalho será intenso, mas haverá compensação no futuro. Segundo ele, a Ufac não vive só de notícias ruins.

Na avaliação da área de Pedagogia, o curso recebeu a nota 9 pelos avaliadores do Ministério da Educação. “Estamos aqui para mudar e melhorar a qualidade de ensino da nossa universidade. Para que isso ocorra, não vamos medir esforços para conseguir o nosso objetivo”, conclui ele.