Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Dezembro > Ufac também subiu de conceito no Provão 2001
conteúdo

Ufac também subiu de conceito no Provão 2001

por petrolitano publicado 09/11/2011 15h25, última modificação 09/11/2011 15h25
Jornal A Tribuna, 14.12.2001

Brasília - Nem tudo foi prejuízo para a Universidade Federal do Acre (Ufac) no Exame Nacional de Cursos (Enem) de 2001, que foi uma das 12 primeiras instituições de ensino superior do País a ter cursos suspensos por notas consecutivas D ou E, e por conceito insuficiente na qualificação de professores.

Para compensar a suspensão de seu curso de Letras em Cruzeiro do Sul, a Ufac apresentou dois cursos que tiveram seus conceitos elevados no Provão de 2001. Em Rio Branco, o curso de Agronomia teve seu conceito elevado de D para C e o curso de Direito subiu do conceito C para o B, bem próximo do melhor desempenho medido anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao contrário de outras instituições de ensino superior, a Ufac levou vantagem por não apresentar nenhum curso com o pior desempenho, medido pelo conceito E. Dos 10 cursos da universidade avaliados pelo Provão deste ano, sete alcançaram o conceito intermediário medido pela letra C, dois foram classificados com o conceito B e um apenas, o de Letras de Cruzeiro do Sul, o conceito D.

Desde que o Provão foi criado, em 1996, o curso de Direito da Ufac foi o que apresentou maior evolução de desempenho medido pelas provas aplicadas aos seus alunos de último ano letivo. Em 96, o curso de Direito começou com conceito E, passou no ano seguinte para o conceito C e chegou em 98 caindo novamente para o E.

Em 99, o curso deu dois saltos na avaliação, chegando ao conceito C, que permaneceu em 2000 e, agora, subiu para o conceito B. Outro curso que teve um bom histórico no Provão do MEC foi o de Letras do campus de Rio Branco, que começou a ser avaliado em 98 com o conceito E, passou para o conceito D no ano seguinte, chegou ao conceito C em 2000 e permaneceu no mesmo nível no exame deste ano.