Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Alfabetização Incra acreano implanta programa no Estado, em convênio com a Ufac
conteúdo

Alfabetização Incra acreano implanta programa no Estado, em convênio com a Ufac

por petrolitano publicado 20/10/2011 12h30, última modificação 20/10/2011 12h30
Jornal Página 20, 17.02.2001

O Incra no Acre implantou ontem, às 15 horas, no auditório do órgão, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, que vai funcionar através de convênio com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e outros parceiros.

Projetado inicialmente para alfabetizar e garantir educação continuada nas quatro primeiras séries para 1.800 jovens e adultos, em cinco projetos de assentamento, o programa tem duração de cinco anos e terá início no próximo mês de março.

Um convênio firmado em 2000 com a Ufac, no valor de R$ 675 mil – recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – vai garantir a alfabetização dos jovens e adultos nos projetos de Alcobrás, Caquetá, Triunfo e Moreno Maia e PAE Remanso.

O PRONERA é um programa voltado para redução do índice de analfabetismo nos projetos de assentamento do Incra. O mInistério da Reforma Agrária objetiva, com isso, oferecer cidadania ao assentado e consequentemente melhorar a qualidade de vida do cidadão.

O Coordenador Nacional do PRONERA, João Cláudio Toderov, está em Rio Branco e se reuniu ontem pela manhã com o reitor Jonas Filho e a equipe técnica de implantação do programa. À tarde, juntamente com o superintendente Aldenor Fernandes, implantou o PRONERA no Acre com as presenças dos vários parceiros, como: Secretaria Estadual de Educação, Seater, Fetacre, CPT, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CNS, Simpasa, CTA, Senai e Cooperagro.