Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Ano letivo é aberto nas escolas municipais

Ano letivo é aberto nas escolas municipais

por petrolitano publicado 20/10/2011 12h35, última modificação 20/10/2011 12h35
Jornal Pagina20, 20/02/2001

O ano letivo foi aberto ontem na maioria das escolas da rede municipal de ensino. A volta às aulas, no entanto, não aconteceu em seis escolas que passam por uma ampla reforma. A secretária municipal de Educação e Cultura, Raimunda El-Shawwa, informou ontem que a aula inaugural, que tradicionalmente marca a voltas às aulas vai ter que esperar um pouco mais. A aula inaugural, informou, ganha este ano um significado mais especial com a entrega das escolas reformadas - Lourival Sombra, Luiza Carneiro Dantas, D. Giocondo Grotti, Madre Elisa, Padre Pelegrino Carneiro Lima e Diogo Feijó. A solenidade especial está marcada para depois do carnaval.

O município atende 16 mil alunos nas 26 Escolas. O programa Acelera Brasil, financiado pela Fundação Aírton Senna e MEC, adotado pela Educação municipal desde 1997, conseguiu resultados positivos no combate os problemas que se apresentam como um desafio para os administradores públicos - evasão e a reprovação escolar. O programa tem continuidade na gestão Flaviano Melo e é uma mostra da política de priorizar a melhoria da qualidade do ensino fundamental em Rio Branco.

A Semec também colocou em prática este ano um plano emergencial de reforma para garantir o funcionamento das escolas, algumas sem reparos e manutenção há mais de um ano. Além de pequenas intervenções na cobertura, sistema elétrico e hidráulico, seis unidades que oferecem grande número de vagas, passam por ampla reforma. Como parte da programação de treinamento e capacitação dos professores e planejamento pedagógico para o ano letivo, a secretaria adotou uma agenda de cursos de capacitação em serviço.

VESTIBULAR - Ontem, 83 professores da rede municipal fizeram o vestibular para ingresso no Curso Especial em Pedagogia para professores em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, um convênio firmado entre Semec de Universidade Federal do Acre (Ufac). Escolas do município foram cedidos para a realização das provas do vestibular, adiando o início das aulas.

Os professores foram incluídos no programa de formação especial oferecido pela instituição desde o ano passado. No interior, os cursos da Ufac são mantidos com parcerias com Governo e prefeituras. A prefeitura de Rio Branco, desta forma, cumpre uma das principais exigências da Lei de Diretrizes e Bases(LDB), que introduziu mudanças profundas no ensino brasileiro.Uma delas, é exigência da formação de nível superior. No final de 4 anos, todos os professores da rede estadual e municipal devem ter curso superior no Acre.