Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Consultores chegam ao Acre para prestar assessoria na implantação do curso de Medicina

por petrolitano publicado 20/10/2011 11h08, última modificação 20/10/2011 11h08
Jornal, A Tribuna 06.02.2001

O curso de Medicina da Ufac custará aos cofres do Estado R$ 1,4 milhão. Todo o projeto, que envolve a instituição, Governo do Estado, Universidade de Brasília (UnB) e Federal da Bahia (UFBA), começa a ganhar corpo com a chegada de seis consultores, hoje, 6, para discutirem as primeiras ações estruturais. Os consultores apontarão o que consideram como necessário para o curso funcionar, no tocante ao espaço físico.

Eles assinam convênio, amanhã, 7, para prestar assessoria à Superintendência de Obras da Ufac, incumbida da construção de laboratórios e salas de aulas. "A chegada dessas pessoas, inclusive do reitor Lauro Morhy, da UnB, será mais um passo importante para a implantação do tão esperado curso de Medicina, fruto das ações do senador Tião Viana (PT) e do empenho do Estado em liberar recursos em benefício de nossa comunidade", afirma a professora Carolina Sampaio Barreto, vice-reitora da instituição.

Ela acredita que com a instalação do curso de Medicina acabam também problemas como a não-adaptação de médicos de outros Estados – que chegam e saem quando querem -, e a falta de oportunidades de estudantes acreanos de baixo poder aquisitivo em cursos de outras federações ou mesmo de fora do País. As provas estão previstas para junho desse ano, com a possibilidade de que as primeiras aulas comecem mesmo, em 2002.

Construção de novos laboratórios e ampliação de outros será necessária

Um curso de medicina não é tão fácil de ser instalado e exige uma série de recursos para que o acadêmico saia realmente preparado a lidar com vidas humanas. Por isso, o projeto de implantação entre Ufac/Governo do Estado prevê exatamente R$ 1.437.316,00 gastos com materiais didáticos, novos pavilhões, laboratórios, equipamentos e até mobília apropriada. Toda a verba é oriunda da administração estadual. Entre os novos prédios que serão construídos próximo ao curso de Enfermagem estão os laboratórios de Histologia e Patologia Geral, Fisiologia e Imunologia. Os laboratórios de Anatomia, Biologia, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia e Biofísica também serão ampliados, o que, de qualquer modo, beneficiará ainda os cursos de Ciências, Ciências Biológicas e Enfermagem. Cinco salas de 60 metros quadrados, cada uma, vão integrar o complexo. (veja quadro).

Como está distribuída parte da verba em alguns setores

. Laboratório de Histologia e Patologia Geral - R$ 67.200,00
. Laboratório de Fisiologia - R$ 38.400,00
. Laboratório de Imunologia - R$ 38.400,00