Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Educação Física nas tribos do Acre é tema de tese de mestrado

Educação Física nas tribos do Acre é tema de tese de mestrado

por petrolitano publicado 20/10/2011 12h39, última modificação 20/10/2011 12h39
Jornal A Tribuna, 16.02.2001

Um perfil completo das possibilidades da Educação Física na escola indígena no Acre foi tema de dissertação de mestrado da professora Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque, na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ano passado.

Entre os estudos, a professora propôs um questionário, que foi distribuído nas aldeias com perguntas sobre jogos, listagens de brincadeiras das crianças da aldeia, sobre futebol, os dias e horários dessa prática, como é jogado e as regras e diferenças existentes.

Depois disso, todo um estudo foi montado entre professores e crianças índias. "Espero Ter contribuído com a discussão sobre a questão da inclusão da disciplina Educação Física no currículo indígena, pensando-a, principalmente, como Educação Física diferenciada do conjunto de conhecimentos que os grupos indígenas possuem independentemente da escola, sendo pensada, a partir desse momento, para complementar e ampliar esse conhecimento, e não substituí-lo", diz a professora em um trecho da tese.

Ela deixa claro que cabe a cada comunidade decidir o que deve acontecer nas suas escolas, e não às Secretarias de Educação, à Universidade ou qualquer outra instituição.