Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Faculdade de Medicina é apresentada pela UnB

Faculdade de Medicina é apresentada pela UnB

por petrolitano publicado 18/10/2011 15h00, última modificação 18/10/2011 15h58
Jornal Pagina 20, 03.02.2001

A convite da Universidade Federal do Acre (Ufac), no próximo mês estarão desembarcando em Rio branco o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Lauro Morhy, mais seis professores da instituição e dois médicos da Fundação Fiocruz. A comitiva fará palestras sobre os detalhes da faculdade de Medicina, que disponibilizará vagas já no vestibular desse ano.

A visita da comitiva pretende discutir o conteúdo do curso de Medicina, já que será a UnB a coordenadora da parte pedagógica. Convênio entre as duas instituições universitárias, a faculdade de Medicina vai sair da fase embrionária para cair na prática já a partir do ano que vem. É o que garante a vice-reitora da Ufac, Carolina Sampaio, que comemora a vinda da comitiva brasiliense ao Acre.

"Essa palestra vai consolidar a nossa parceria. Na verdade, a maior parte dos detalhes do curso já está acertada, mas faltava uma maior interatividade entre os corpos acadêmicos da Ufac e da UnB. A palestra vai proporcionar essa aproximação, além de concretizar o conteúdo programático a ser usado na faculdade", explica a vice –reitora.

A iniciativa de implementar a faculdade de medicina na Ufac é ideologia também política, habitando especialmente a concepção dos senadores Marina Silva e Sebastião Viana, ambos do PT. O interesse dos políticos na formação de médicos no Acre causou inusitados debates na esfera política local. Mesmo assim, o curso já passou pela fase de elaboração e organização, faltando apenas o funcionamento prático.