Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Governo e Ufac implantam projeto da faculdade de Medicina
conteúdo

Governo e Ufac implantam projeto da faculdade de Medicina

por petrolitano publicado 20/10/2011 11h36, última modificação 20/10/2011 11h36
Jornal O Rio Branco, 08.02.2001

Flávia Domingues

Considerada mais como um desafio, foi oficializada ontem a implantação da Faculdade de Medicina do Acre. A consolidação do projeto é fruto de uma parceria que envolve o Governo do Estado, Ufac e a Universidade Federal de Brasília (UnB). Programada para durar cinco anos, a parceria terá como principal base financeira o Estado, que deve investir em média R$ 5 milhões ao ano na Ufac para que se consolide o projeto que até a pouco tempo tinha mais contornos de sonho do que realidade. O suporte técnico e curricular fica a cargo da UnB e a responsabilidade pedagógica da Universidade Federal do Acre. Com o primeiro vestibular confirmado para o segundo semestre de 2001, o primeiro aporte financeiro do governo para a consolidação da infra- estrutura laboratorial da faculdade é de R$ 2.668 milhões.

"Para implantarmos a faculdade deMedicina poderíamos dar um ou dois passos sozinhos, mas não vingaria o terceiro passo se o Governo do Estado nos abandonar em outra administração. Podemos dizer que na mão direita contamos com o governo para o suporte financeiro e na esquerda a UnB com sua historia e tradição, com quem contamos para que tenhamos um curso de Medicina de qualidade", afirmou o Reitor Jonas Filho em seu discurso.

Paralelo a essas ações a Fundhacre está atuando como o canal pedagógico necessário para a formação do corpo de professores que darão aulas na faculdade de Medicina. Para que isso se concretize a Fundhacre está oferecendo um curso de mestrado com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre o tema Tópicos Avançados em Medicina. O profissionaisjá foram selecionados e devem iniciar o curso em março. Um curso de residência médica também está sendo oferecido aberto a todo o país com seleção marcada para o próximo dia 12.

Para prestigiar e consolidar a criação da faculdade de Medicina, estiveram presentes na solenidade que aconteceu no prédio de Pedagogia da Ufac, no período da manhã, várias autoridades políticas como o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Petecão e o próprio governador do Estado, Jorge Viana, acompanhado de seu vice Edson Cadaxo. A secretária de Saúde, Greice Rocha, também estava presente assim como vários deputados da base governista e assessores de Estado.

Faziam parte da solenidade o Reitor da UnB professor Dr. Lauro Morhy, que veio especialmente para a assinatura do convênio, acompanhado por vários especialistas que ficarão até o próximo dia oito para discutirem as necessidades básicas junto com a equipe de governo e Ufac, para a implantação: os professores-doutores Francisco Rogério Fontenele Aragão - Coordenador dos Cursos de Pós- Graduação da UnB; Aramando José China Bezerra - Coordenador da Área de Morfologia da Universidade Católica de Brasília; Maria Sueli Soares Felipe - Diretora do Instituto de Biologia da UnB; Ernesto Hofe - Coordenador do Centro de Referencia Nacional de Cólera do Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e José Rodrigues Coura - Diretor do Instituto Oswaldo Cruz.

A implantação do curso de Medicina no Estado é uma das bandeiras políticas idealizadas pelo senador e médico Tião Viana e seu irmão Jorge Viana, que hoje se concretiza.