Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > João Batista Nogueira morre em Fortaleza

João Batista Nogueira morre em Fortaleza

por petrolitano publicado 20/10/2011 12h50, última modificação 20/10/2011 12h50
Jornal A Tribuna, 23/02/2001

O corpo do professor universitário e ex-secretário Estadual de Administração, João Batista Nogueira, 54, foi sepultado às 8h de ontem (hora Acre) no cemitério do Parque da Paz, em Fortaleza, no Ceará. Vítima de câncer no estômago, há dois meses ele havia se transferido para aquela cidade a fim de realizar a quimioterapia na sua luta para vencer a doença.

Sua morte ocorreu às 22h30min (hora de Fortaleza) da noite de quarta-feira, no hospital São Mateus, por enfarto fulminante causado pela trombose que o atingiu em conseqüência dos produtos usados na quimioterapia.

Nascido na cidade paulista de Ourinhos, em 30 de abril de 1946, João Batista formou-se em Física e depois se graduou mestre em Física do Estado Sólido. No Acre, foi um dos primeiros professores aprovados em concurso pela Ufac, em 72, como professor de Física Geral II e Cálculo III do Departamento de Matemática. Eleito coordenador do Departamento de Ciências da Natureza, cargo que exerceu até afastar-se, em novembro passado para cuidar de sua saúde.

Formou-se em Direito pela Ufac, profissão que vinha exercendo desde que deixou a Secretaria de Administração no final do governo Romildo Magalhães.

ORGANIZAÇÃO E COMPANHEIRISMO

Funcionário público de carreira e preocupado com a desordem administrativa que sempre imperou no Estado, em prejuízo da população e especialmente dos servidores públicos estaduais, realizou um censo geral do funcionalismo. Além disso, conseguiu implantar o Regime Jurídico Único dos servidores e criar o Fundo de Previdência do Funcionalismo.

Criou, mas não conseguiu ver instalada, a Escola de Reciclagem e Qualificação dos funcionários públicos.

DEDICAÇÃO À FAMÍLIA

Casado com Antonieta da Silva Nogueira, que também é professora da Ufac, João Batista deixa dois filhos. Apesar de sua paixão pela política e pelo direito, sempre buscou ficar a maior parte de seu tempo livre junto à família.

CARGOS DE MAIOR DESTAQUE

Secretário Estadual de Planejamento Pró-reitor de Ciências da Natureza Chefe do departamento de Ciências da Natureza Membro efetivo da sociedade Brasileira de Física Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Matemática Membro efetivo da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência.