Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Perspectiva Rio Branco pode virar cidade universitária com implantação da faculdade de medicina

por petrolitano publicado 20/10/2011 11h49, última modificação 20/10/2011 11h49
Jornal Página 20, 11.02.2001

A exemplo de Marília, no interior de São Paulo, Rio Branco pode se transformar, em futuro bem próximo, numa cidade universitária procurada por estudantes dos estados vizinhos da Amazônia.

A previsão foi feita pelo senador Tião Viana, ao falar na capital federal, entusiasmado, sobre a grande demanda que a grande excelência da futura faculdade de medicina do Acre vai gerar em torno do conhecimento científico especializado em saúde amazônica.

Segundo o senador, o sucesso da faculdade de medicina se solidificou ainda mais com a decisão do Ministério da Saúde de financiar o Curso de Mestrado em Gestão Política de Saúde, que a Universidade de São Paulo (USP) vai ministrar na Universidade Federal do Acre (Ufac) para 15 profissionais da área de saúde e ambiente do estado e mais 15 outros residentes em outras regiões da Amazônia. Para os profissionais médicos acreanos, o curso de mestrado da USP vai oferecer quatro vagas de especialização em pediatria, três vagas para ginecologia e obstetrícia, três vagas para cirurgia geral e seis vagas para saúde da família.

Os 3o profissionais a serem especializados pela USP, de acordo com Tião Viana, poderão também fazer parte do corpo docente da futura faculdade de medicina, que já conta com oito médicos acreanos que estão concluindo o mestrado na Universidade de Brasília, 15 médicos que farão o curso de mestrado em clínica médica a ser ministrado na Ufac pela Universidade Federal da Bahia e mais 14 profissionais de saúde a serem especializados, também na Ufac, pela Universidade Federal do Pará, entre os quais médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas.

Ao todo, serão 67 profissionais especializados aptos a virem se transformar em docentes da futura faculdade. "Podemos dizer que temos uma oferta de mais de 100% das vagas que serão oferecidas para o corpo docente da futura faculdade", assinalou o senador.

Segundo o senador Tião Viana, o cronograma para o funcionamento da faculdade de medicina a partir de primeiro de janeiro continua sendo cumprido à risca. "Estamos preparando o alicerce que vai orgulhar toda a população acreana quando se falar em qualquer lugar do país sobre a faculdade de medicina do seu estado", concluiu o senador.