Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Realidade Governo, Ufac e UnB assinam convênios para implantação da faculdade de medicina
conteúdo

Realidade Governo, Ufac e UnB assinam convênios para implantação da faculdade de medicina

por petrolitano publicado 20/10/2011 11h28, última modificação 20/10/2011 11h28
Jornal Pagina 20, 08.02.2001

Rachel Moreira

"Não é mais um sonho, é uma realidade. O primeiro vestibular para a faculdade de medicina acontece já no segundo semestre deste ano". A frase a cima foi dita entre lagrimas pelo governador Jorge Viana, durante solenidade de assinatura dos convênios entre o governo do Estado e as Universidades Federais do Acre (Ufac) e de Brasília (UnB), para implantação do curso de medicina, ontem na sala ambiente do departamento de ciências da natureza da Universidade Federal do Acre.

Viana não conseguiu conter as lágrimas e teve que interromper o discurso, porque, segundo ele, a faculdade de medicina é mais que um sonho antigo. Surgiu quando o irmão Tião Viana ainda não era médico formado e teve que trancar a especialização na faculdade de Brasília para estudar em São Paulo, onde, na época, era possível a especialização em infectologia. Tião queria poder salvar o irmão, Wildy Viana Filho, vítima de AIDS e hoje falecido por conta da doença.

"Com essa faculdade vidas poderão ser salvas. O curso de medicina será uma referência para a região", defende.

Com a assinatura dos convênios de cooperação técnica e financeira e de manutenção estrutural, o governo deu um dos últimos passos rumos à implantação de fato do curso de medicina. O primeiro vestibular, que terá 40 vagas, já tem data marcada, segundo semestre desse ano. Só na fase de implantação da faculdade, o governo do Estado investiu R$ 2678 milhões.

Desde ontem uma comissão formada por especialistas da área médica de outros estados está reunida estudando o projeto para que seja dado o aval de implantação definitiva do curso. Segundo o reitor da Universidade de Brasília, professor doutor Lauro Morhy, tudo é questão de tempo. A faculdade já é realidade.

"O caminho não existe, é a gente que faz. A história do Acre é toda pontilhada por pessoas que não tiveram medo de tomar atitude, como o governador Jorge Viana", revela.

Especialistas integrantes da comissão

 

- Professor doutor Francisco Rogério Fontenele Aragão, coordenador dos cursos de pós-graduação da UnB
- Professor doutor Armando José China Bezerra, coordenador da área de morfologia da universidade católica de  Brasília
- Professora doutora Maria Sueli Soares Felipe, diretora do instituto de biologia da UnB
- Professor doutor Ernesto Hofe, coordenador do Centro de Referência Nacional de Cólera do Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro
- Professor doutor José Rodrigues Coura, diretor do instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro
- Professor doutor Lauro Morhy, reitor da Universidade de Brasília

Outros cursos

Segundo o reitor da Universidade Federal do Acre, Jonas Filho, além da faculdade de medicina, a parceria governo do Estado e Ufac está rendendo frutos em outras áreas. Ao todo o governo está triplicando o número de vagas no interior do Estado. A partir de junho 37 novos cursos estarão sendo implantados nos municípios acreanos, fora a capital.

A medida, que custa aos cofres do Estado cerca de R$ 4 milhões por ano, vai beneficiar milhares de famílias. Hoje, o que pode ser visto, são jovens deixando os municípios e se aventurando a viver em Rio Branco por conta da falta de opções em cursos universitários nesses municípios.

"A universidade e o governo estão trabalhando para formar pessoas, cidadãos como todos nós", conclui.