Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Ufac capacitou mais de 8 mil professores em quatro anos

Ufac capacitou mais de 8 mil professores em quatro anos

por petrolitano publicado 18/10/2011 15h55, última modificação 18/10/2011 15h54
Jornal O Rio Branco, 02.02.2001

Até o final deste mês, a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Programa Alfabetização Solidária, vai capacitar mais 102 alfabetizadores em oito municípios da região - sete do Estado e um do Amazonas (Boca do Acre). Após o treinamento, esses educadores estarão devidamente preparados quanto ao conteúdo e à metodologia de ensino, para a alfabetização de jovens e adultos.

Segundo a professora Maria Ocidéa dos Santos Mastrangelo, coordenadora na Ufac do projeto, o livro didático a ser utilizado na capacitação é Viver, Aprender - Educação de Jovens e Adultos, da Ação Educativa. "As atividades pedagógicas consistem em explorar quem somos e o que pensamos, o que é educação de jovens e adultos, como trabalhar a educação de jovens, entre outros aspectos importantes", salienta.

Este é o quinto ano do Alfabetização Solidária, que teve início no mês de julho de 1997, em Tarauacá, numa parceria da universidade e da prefeitura local, sob a coordenação nacional do Programa Comunidade Solidária. Pelos resultados alcançados até aqui, a Ufac vem se destacando em todo o país por ser a única instituição de ensino superior a atender o maior número de municípios - até dezembro do ano passado, foram beneficiados 8.375 alunos nos oito módulos do programa. Além da professora Ocidéa, fazem parte da equipe do Universidade Solidária as professoras Tânia Mara Machado, Elizabeth Carvalho, Ete Feitosa e Maria Dolores de Oliveira S. Pinto. Os oito municípios contemplados são Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Manuel Urbano, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Xapuri e Boca do Acre (Amazonas).